Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeito fecha TV no PR; proprietário vê "inspiração chavista"

31 Mai 2007 - 09h11

O fechamento de uma emissora de TV em Campo Mourão (PR), na última segunda-feira, evocou a figura do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no debate político do município. O proprietário da TV Carajás, Adjaime Marcelo Alves Carvalho, 36, acusa o prefeito Nelson Tureck (PMDB), 55, de ter retirado o sinal da emissora seguindo uma "inspiração chavista". Tureck nega inspiração em Chávez e afirma que a emissora funcionava ilegalmente.

"O Chávez tomou o sinal da RCTV em Caracas e, na noite do mesmo dia, fizeram o mesmo com nossa TV. O prefeito Tureck, como Chávez na Venezuela, não aceita críticas, só elogios", afirma Carvalho.

A comparação é com o fim da concessão, pelo governo venezuelano, à RCTV, a mais popular emissora aberta do país. A TV Carajás teve seu sinal cortado às 19h de segunda-feira e o prédio lacrado.

"Não existe comparação com a Venezuela. Há dois anos a TV [Carajás] funciona irregularmente. Nesse período fizemos vários alertas", afirma Tureck.

Segundo o prefeito, ele determinou o fechamento de 28 outros estabelecimentos comerciais irregulares no município. "O pequeno dono de bar, sem alvará, está na mesma situação que a TV. Eu não posso tratar um diferentemente do outro. A TV não tem alvará de localização e ampliou irregularmente o prédio. Isso não é perseguição política. É lei municipal."

Carvalho afirma que a TV Carajás está sem alvará de localização por "culpa de perseguição política". "Para conseguirmos o alvará, a prefeitura tem que fazer a vistoria. Há um ano estamos pedindo essa vistoria, que é postergada pelo município. Essa falta de alvará é uma desculpa técnica para um fato político. O prefeito não aceita críticas à sua administração."

O prefeito Tureck rebate as críticas de Carvalho. "Se fosse perseguição política, eu teria fechado a TV há dois anos. Esses sem-vergonhas [sic] não deixam o prefeito falar na emissora nem dão direito de resposta quando criticam a administração. Mas, se eles estivessem regularizados, prefeito nenhum poderia fechar a TV."

A TV Carajás, com sinal aberto, atingia 40 municípios do centro-oeste do Paraná e possuía oito horas diárias de programação local. A emissora reproduzia também programas da TV Educativa do Paraná, mantida pelo governo paranaense. Carvalho disse que ingressou na Justiça com mandado de segurança contra o fechamento da emissora.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis