Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeito de Jateí recebe carta de intenção de usineiros

5 Abr 2007 - 18h00
O prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), recebeu na manhã de terça-feira, 3, representantes do Grupo Cerona (Companhia de Energia renovável), de Campo Grande, formado por americanos e alemães, interessado na implantação de parque industrial no município. No encontro, João Henrique Rossi e Jorge Abissamra entregaram ao prefeito uma carta de intenção de investimento industrial, com propostas para o empreendimento. Conforme Rossi, “estamos solicitando ao prefeito o incentivo fiscal para a instalação de um parque industrial, que fará seus investimentos industriais e tecnológicos obedecendo, rigorosamente, às legislações municipal, estadual, federal e, especialmente, à referente à proteção ao meio ambiente e equilíbrio ecológico da região”.
O representante do Cerona disse, ainda, que a geração de rendas, empregos e riquezas para a região, fatores relevantes no contexto sócio-econômico para o desenvolvimento do Estado, estarão sendo diretamente beneficiados com os investimentos propostos pelo grupo.
A previsão do investimento industrial inicial é da ordem de R$ 300 milhões. O grupo vai implantar uma usina de açúcar e álcool, com projeto inicial do plantio da cana, ainda, este ano. Com isto, a contratação imediata de 400 trabalhadores, mão-de-obra local, para o cultivo da matéria-prima. Em segunda etapa, explica ele, previsão de contratação, em média, de 1.600 trabalhadores na área de plantio e cultivo, como também, de outros empregados administrativos e técnicos, para a companhia.
A capacidade de moagem, com previsão de início em 2009, é de três a quatro milhões de toneladas/ano. Na área de cultivo, o grupo prevê ocupar 40 mil hectares de cana-de-açúcar, produção capacitada para a indústria. “O projeto estará agregando a geração de contratos indiretos e o envolvimento de outras empresas, que deverão instalar-se no município, para a prestação de serviços ao grupo industrial”, explica João Rossi.
Além da produção de álcool e açúcar, adianta o representante do Cerona, o grupo prevê ainda a implantação de um projeto de co-geração de energia elétrica, com 60 MW instalados, 250 mil MWh produzidos e produção de biodiesel, para o consumo interno da indústria.
O grupo pretende instalar quatro unidades no Estado, entre elas a de Jateí. Rossi argumentou ao Diário MS que, além de excelente receptividade por parte do prefeito Eraldo Leite, “que abriu as portas do município para o investimento”, Jateí foi um dos escolhidos em razão do solo apropriado ao cultivo da cana, boa topografia e abundância de água. “Tudo o que precisamos para o sucesso do investimento, somado ao apoio da administração municipal, direcionou os olhos do Grupo Cerona para Jateí”, confirmou ele, afirmando que, “acreditamos no sucesso do empreendimento”.
Para Eraldo Leite, a instalação do grupo no município abre caminhos para a industrialização, um sonho de sua administração. “Vamos fazer acontecer este empreendimento, unindo o útil ao agradável”, enfatizou, garantindo apoio, incentivo fiscal, “enfim, tudo aquilo que não comprometa o bom andamento da administração atual”. Eraldo Leite, que também preside a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), disse que pretende buscar apoio junto ao governo do Estado. “Temos um bom relacionamento com o governador Puccinelli e, além disso, o investimento é excelente para o município e, também, para o Estado”, ponderou ele.
A companhia criada, recentemente, em Campo Grande e que tem como diretores Klaus Hermann Behrens, Hans Joachim Apostel e Gui Dupire, pretende dar início, imediatamente, à primeira etapa do projeto, ou seja, o plantio e cultivo da cana-de-açúcar.
Da reunião, em Jateí, também fizeram parte o secretário municipal de Agricultura, Carlito Araújo Gomes; o gerente local da Agraer, agrônomo João Carlos Stefanello; e o técnico Carlos Cezar Rocha.
 
 
Fátima News / Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho