Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de agosto de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Prefeito de Jateí recebe carta de intenção de usineiros

5 Abr 2007 - 18h00
O prefeito de Jateí, Eraldo Jorge Leite (PSDB), recebeu na manhã de terça-feira, 3, representantes do Grupo Cerona (Companhia de Energia renovável), de Campo Grande, formado por americanos e alemães, interessado na implantação de parque industrial no município. No encontro, João Henrique Rossi e Jorge Abissamra entregaram ao prefeito uma carta de intenção de investimento industrial, com propostas para o empreendimento. Conforme Rossi, “estamos solicitando ao prefeito o incentivo fiscal para a instalação de um parque industrial, que fará seus investimentos industriais e tecnológicos obedecendo, rigorosamente, às legislações municipal, estadual, federal e, especialmente, à referente à proteção ao meio ambiente e equilíbrio ecológico da região”.
O representante do Cerona disse, ainda, que a geração de rendas, empregos e riquezas para a região, fatores relevantes no contexto sócio-econômico para o desenvolvimento do Estado, estarão sendo diretamente beneficiados com os investimentos propostos pelo grupo.
A previsão do investimento industrial inicial é da ordem de R$ 300 milhões. O grupo vai implantar uma usina de açúcar e álcool, com projeto inicial do plantio da cana, ainda, este ano. Com isto, a contratação imediata de 400 trabalhadores, mão-de-obra local, para o cultivo da matéria-prima. Em segunda etapa, explica ele, previsão de contratação, em média, de 1.600 trabalhadores na área de plantio e cultivo, como também, de outros empregados administrativos e técnicos, para a companhia.
A capacidade de moagem, com previsão de início em 2009, é de três a quatro milhões de toneladas/ano. Na área de cultivo, o grupo prevê ocupar 40 mil hectares de cana-de-açúcar, produção capacitada para a indústria. “O projeto estará agregando a geração de contratos indiretos e o envolvimento de outras empresas, que deverão instalar-se no município, para a prestação de serviços ao grupo industrial”, explica João Rossi.
Além da produção de álcool e açúcar, adianta o representante do Cerona, o grupo prevê ainda a implantação de um projeto de co-geração de energia elétrica, com 60 MW instalados, 250 mil MWh produzidos e produção de biodiesel, para o consumo interno da indústria.
O grupo pretende instalar quatro unidades no Estado, entre elas a de Jateí. Rossi argumentou ao Diário MS que, além de excelente receptividade por parte do prefeito Eraldo Leite, “que abriu as portas do município para o investimento”, Jateí foi um dos escolhidos em razão do solo apropriado ao cultivo da cana, boa topografia e abundância de água. “Tudo o que precisamos para o sucesso do investimento, somado ao apoio da administração municipal, direcionou os olhos do Grupo Cerona para Jateí”, confirmou ele, afirmando que, “acreditamos no sucesso do empreendimento”.
Para Eraldo Leite, a instalação do grupo no município abre caminhos para a industrialização, um sonho de sua administração. “Vamos fazer acontecer este empreendimento, unindo o útil ao agradável”, enfatizou, garantindo apoio, incentivo fiscal, “enfim, tudo aquilo que não comprometa o bom andamento da administração atual”. Eraldo Leite, que também preside a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), disse que pretende buscar apoio junto ao governo do Estado. “Temos um bom relacionamento com o governador Puccinelli e, além disso, o investimento é excelente para o município e, também, para o Estado”, ponderou ele.
A companhia criada, recentemente, em Campo Grande e que tem como diretores Klaus Hermann Behrens, Hans Joachim Apostel e Gui Dupire, pretende dar início, imediatamente, à primeira etapa do projeto, ou seja, o plantio e cultivo da cana-de-açúcar.
Da reunião, em Jateí, também fizeram parte o secretário municipal de Agricultura, Carlito Araújo Gomes; o gerente local da Agraer, agrônomo João Carlos Stefanello; e o técnico Carlos Cezar Rocha.
 
 
Fátima News / Diário MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção