Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeito de Corumbá e André são homenageados pela Marinha

11 Jun 2007 - 15h05
O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e o governador André Puccinelli foram homenageados na manhã desta segunda-feira pela Marinha do Brasil, com medalhas da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha do Brasil. Foi durante as comemorações do 142º aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, no 6º Distrito Naval, com sede em Ladário, dirigidas pelo comandante da base naval, contra-almirante José Morais Sinval Reis.
 
As homenagens foram concedidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é grão-mestre da Ordem, acolhendo proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval.  Desde sua criação, pelo decreto 24.659, de 11 de julho de 1934, a Ordem concede a medalha a autoridades civis e militares por seus relevantes serviços prestados ao Brasil.
 
Além do prefeito e do governador, foram agraciados o general-de-exército José Carlos de Nardi, comandante do Comando Militar do Oeste;general-de-divisão Walter Paulo, Comandante da 9ª Região Militar;capitã-de-mar-e-guerra Cláudia Maria Quintanilha Porto Rocha, diretora do Hospital Naval de Ladário; prefeito de Ladário, José Francisco Mendes Sampaio; Diocles de Figueiredo, desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; José Arturo Iunes Bobadilla Garcia, promotor de justiça; José Adélio Zava Bueno, funcionário civil da Marinha, e o sub-oficial Jefferson Pereira Fernandes.
 
A Marinha do Brasil também homenageou o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que, devido a compromissos pré-agendados, não pôde comparecer à solenidade. A festividade contou com o canto do Hino Nacional; leitura da Ordem do Dia do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, alusiva à data, considerada Magna da Marinha; leitura da mensagem do presidente Luis Inácio Lula da Silva; içamento dos Sinais de Barroso, salva de tiros em homenagem ao Almirante Barroso, herói da Batalha de Riachuelo; além de desfile da Guarda de Honra.
 
Batalha - A Batalha Naval de Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, por ocasião da Guerra da Tríplice Aliança, onde se destacou o Almirante Barroso. O conflito foi travado às margens do rio Riachuelo - um dos afluentes do rio Paraguai -, na província de Corrientes, na Argentina, pelas esquadras do Brasil e Paraguai. A vitória brasileira permitiu a livre navegação na Bacia do Prata, por onde passava todo o apoio logístico às forças terrestres.
 
A cada ano, a Marinha rememora a batalha em todo o território nacional, prestando homenagem ao Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva e aos que deram a vida para garantir a soberania do País.
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS