Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Prefeito de Corumbá contesta censo 2007 do IBGE

4 Set 2007 - 13h39

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira afirmou nesta terça-feira (04) que o município vai contestar junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o resultado do censo 2007, que aponta decréscimo de 3% da população local. Pelos dados preliminares do órgão, o número de habitantes caiu de 95 mil, em 2000, para 92 mil.

“Fomos surpreendidos e não concordamos com estes números. Houve precipitação na divulgação, quando as perspectivas de crescimento sinalizavam uma outra realidade”, analisou. Ruiter lembrou que não apenas Corumbá, mas vários municípios, como Três Lagoas e Campo Grande, também pretendem impugnar o resultado do censo, que tem reflexos negativos principalmente na captação de recursos.

As áreas jurídica, técnica e de finanças da Prefeitura já trabalham no levantamento de dados para argumentar a defesa. Ruiter disse que o município quer saber o que motivou essa queda do índice populacional e porque o IBGE incluiu áreas de Corumbá como pertencentes a Ladário, como o Assentamento Urucum e o Bairro Potiguar, sem nenhum embasamento jurídico.

“Um grande número de imóveis não foi visitado, fato que justifica uma revisão do censo”, apontou o prefeito. Citou ainda o número de domicílios atendidos pela Sanesul e Enersul, que se aproximam dos 26 mil. Considerando quatro pessoas por família, em média, o número de habitantes seria de 104 mil. “Acredito que a população chega a 115 mil, incluindo a flutuante”, estimou.

Ruiter fez um apelo aos corumbaenses para procurarem a agência local do IBGE, ou telefonarem para o “Alô Censo” (3231.4155), para exigir a presença do recenseador na residência. “Temos que ter esse compromisso com a cidade”, cobrou. O IBGE informou que a visita do recenseador será agendada, mas apenas até o dia 6 deste mês.

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares