Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeito de Campo Grande destaca importância da agricultura familiar

23 Ago 2010 - 10h32Por Fátima News com assessoria

Em CG, Renato Câmara apresentou painel sobre experiência na convergência de políticas públicas de desenvolvimento rural do município de Ivinhema.

“A agricultura familiar é a base fundamental dos pequenos municípios. É ela que produz mais de 80% dos alimentos que estão na mesa da população brasileira. Por isso nós precisamos dar incentivos, apoiar e estarmos presentes junto aos produtores”. Essa foi uma das falas do engenheiro agrônomo e prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, no Seminário sobre a Lei ATER, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins do Estado de MS. O evento aconteceu na última quinta-feira, em Campo Grande, e contou com apoio da Agraer e Seprotur.

Renato Câmara, além de destacar a agricultura familiar, ele falou da importância das parcerias que o Município de Ivinhema tem com instituições como a Agraer, Embrapa e outras locais que trazem benefício rural, gerando emprego e renda, além das novas alternativas e pesquisas. “Nos também discutimos questões importantes de extensão rural para Ivinhema e para o nosso Estado. Eventos como esse fazem toda a diferença”, disse ele.

Ainda sobre a agricultura familiar, o prefeito, que tem desenvolvido vários projetos nessa área, falou da necessidade de incentivar os agricultores. “Precisamos auxiliá-los para que eles cada vez mais se fortaleçam e permaneçam no campo produzindo alimentos saudáveis e tendo uma vida de qualidade junto aos seus familiares”.

 Um dos objetivos do evento foi o de nivelar conhecimento da categoria de trabalhadores no Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (servidores da AGRAER) e cooperadores/COOPER) sobre a operacionalização da lei 12.188/2010 e perspectivas da assistência técnica e Extensão Rural a partir desta lei.

Além do prefeito de Ivinhema, as pontencialidades do Município também foram destacadas pelo técnico da Agraer local, Valdeci Sebastião da Silva.

Destaque em Ivinhema – A agricultura familiar no Município tem crescido muito nos últimos anos. Várias culturas têm se destacado. Entre elas, mandioca, goiaba, café, leite e mais recentemente o urucum, conhecido popularmente como colorau. Somente em Ivinhema, a estimativa é para que sejam colhidos 40 toneladas de grãos.

A prefeitura de Ivinhema tem apoiado cada vez mais os produtores para que a agricultura familiar se torne referência. Tanto que o Município vem desenvolvendo várias ações. A cidade recebeu a Caravana Mais Alimentos, no mês de Junho, evento este que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de diferentes lugares do país.

Uma outra ação marcante do prefeito Renato Câmara foi acompanhar produtores de café de Ivinhema ao Estado de Minas Gerais, em maio deste ano. Eles visitaram a região que produz o Café do Cerrado e que exporta para mais de 12 países, inclusive Japão e paises da Europa. A visita teve como um dos objetivos compartilhar tecnologias de produção.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente