Menu
SADER_FULL
quarta, 14 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Prefeita de Glória viabiliza viagem de produtores de leite ao PR

1 Ago 2007 - 17h43

A prefeita de Glória de Dourados Vera Baur (PR), em parceria com o ministério da agricultura e Agraer,  viabiliza viagem ao um grupo de mais de  40  produtores de leite,  integrantes de cooperativas,   de associações e técnicos de Glória de Dourados, complementando com integrantes de Jatei e Novo Horizonte do Sul,   para conhecer o parque  industrial da Confepar em Londrina, e o centro de recria, em jandaia do Sul, também no  PR. 

A equipe de produtores e técnicos  foi  liderada pelo Zootecnista e gerente da Agraer  Edwin Baur, e pelo técnico agrícola da Agraer Marcio Rodrigues de Souza, ambos de Glória de Dourados, que alem de conhecer o parque industrial da Confepar, o grupo de produtores tinham como objetivo, conhecer a política de distribuição de produtos derivado de leite, oriundo da região de Glória de Dourados, bem como conhecer novos sistemas de manejo na produção de leite da região  norte do estado do  Paraná.

Após a recepção calorosa através dos diretores da Confepar, o grupo de produtores visitou o interior da fabrica, onde são processados leite tipo pasteurizado e  longa vida  das marcas Cativa e Polly, além das bebidas Láctea. A Confepar também trabalha na fabricação de leite em pó, distribuído no mercado interno através das marcas Itambé, Ibariza e Nestlé, ainda exportando 80% dessa  produção.  Em seguida o grupo de produtores e técnicos acompanharam uma rápida explanação das ações desenvolvidas pelos supervisores da industria, na qual participaram Luiz Antonio Barolli  Supervisor de Captação, Rogério Luiz Vanot Gerente do departamento de captação e Marcelo de Resende Supervisor  de assistência técnica.  

No dia seguinte, o grupo  esteve em visita na propriedade do Sr Ivanildo Ferreira, localizado no município de Coimbra, propriedade essa com acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo e técnico da Confepar Fernando Bueno. Essa propriedade utiliza 10,5 hequitares de terra para o manejo do gado leiteiro, sendo 7 hequitares distribuídos em 29 piquetes compostos de pastagem  Tanzânia e grama Estrela, 0,5 para instalações e 3 para plantação de cana-de-açúcar utilizado na suplementação alimentar do rebanho durante o período de  inverno. Segundo informações do proprietário Sr Ivanildo Ribeiro, a produção atual é de 480  litros de leite/dia, com um rebanho de 75 animais entre novilhas e vacas adultas, estando atualmente com apenas 30 vacas em lactação. Ainda Ivanildo, esse resultado foi possível através do acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo Fernando Bueno, com trabalho desenvolvido através de utilização de quadro demonstrativo, com calendário reprodutivo para acompanhamento dos animais.

Na seqüência o grupo de produtores e técnicos esteve visitando o centro de recria utilizado na preparação para melhorar o plantel do rebanho leiteiro dos produtores que fornecem leite para a Confepar. O centro de recria fica localizado no município de Jandaia do Sul, também na região  norte do Paraná.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Marcelo de Rezende, Coordenador de Assistência Técnica ao Produtor da  Confepar,  no último dia 9 de julho, foi repassado mais um lote com 22 novilhas aos produtores assistidos pelo trabalho de Assistência Técnica ao Produtor da Confepar (ASTEC). O lote foi dividido entre cinco produtores assistidos nas regiões de Manoel Ribas-PR, Campina da Lagoa-PR e Nova Cantú-PR.
A venda destes animais é feita seguindo o critério de necessidade técnica do produtor. O técnico responsável pelo trabalho na propriedade, no momento em que identificar que o produtor tem condições de receber estes animais, solicita ao responsável pelo Centro de Recria que coloque o produtor na lista de espera pelos animais. A medida que os animais estão aptos a deixar o centro, o que ocorre quando o animal atingir o quarto ou quinto mês de prenhês, os produtores são avisados.

No momento da entrega, os produtores são reunidos no Centro de Recria e é apresentado a todos o lote que será sorteado. O preço de venda dos animais é composto somando-se o valor de aquisição da bezerra mais o valor do custo de recria do animal.
atualmente, o Centro de Recria de Jandaia do Sul-PR conta com mais de 370 animais em recria.
A prefeita Vera Baur, através da secretaria municipal de desenvolvimento econômico, em parceria com a Agraer local, vem desenvolvendo diversas ações para a expansão  na produção de leite no município de Glória de Dourados, com a disponibilidade da patrulha mecanizada do município, na preparação da terra, distribuição de calcário e cama de frango, tudo isso  com custos apenas do óleo diesel,   basta o produtor procurar a secretaria municipal de desenvolvimento econômico no Defap (Departamento de Fomento Agropecuário), através do secretário Samy Arfux de Figueiredo, e solicitar esses serviços.

 

Na foto está o grupo de técnicos e produtores em Jandaia do Sul PR, no centro de recria de gado de leite da Confepar.

 

 

 

Glória News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos