Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 18 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Preço das passagens aéreas sobe 8,25% em julho

31 Jul 2007 - 08h40

As passagens aéreas ficaram 8,25% mais caras em julho, após terem subido 7,32% em junho, segundo dados do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) divulgados ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que mede a inflação no mercado.

Trata-se da segunda alta seguida dos preços das passagens no ano, que se enquadram dentro do item Educação Leitura e Recreação. Em julho, o IGP-M (formado por sete categorias de consumo, como Alimentação e Vestuário) fechou com inflação de 0,28%, pouco acima do anotado em junho (0,26%).

Sozinho, o item Educação Leitura e Recreação teve alta de 0,59%, após registrar elevação de 0,13% no mês anterior. O subgrupo passagens aéreas, de acordo com a FGV, teve o maior peso na aceleração dos preços.

Apesar de a alta ser considerada forte, o economista Artur Sobrinho Sanches, analista da FGV, afirma que em nada está ligada à crise aérea pela qual passa o país. "No acumulado do ano, as passagens aéreas têm deflação [queda de preços] de 18,39% e nos nos últimos 12 meses, a baixa de 20,88%", explica Sanches.

"É um reajuste natural do mercado. As quedas até aqui estavam muito acentuadas", diz o economista. Segundo ele, em julho de 2006 as passagens subiram 0,73%, mas em compensação, no acumulado de 12 meses (até julho daquele ano), os preços tinham alta de 0,10%. "No ano passado os preços estavam muito altos até julho e então começaram a cair. Agora estão muito baixos e começam a subir."

O economista afirma que só será possível saber se as altas continuarão quando forem fechados os dados dos próximos meses.

"É preciso esperar o IGP-M de agosto. Agora, pelos dados que temos, não podemos afirmar que a alta esteja ligada à crise aérea. É apenas um reajuste. Mas se a oferta cair, claro que a demanda mais forte influencia", diz.

 

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto