Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

PRE e Iagro apreendem 880 quilos de couro em Dourados

16 Abr 2007 - 08h19

Fiscais do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) investiga a procedência de um carregamento de couro bovino apreendido pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual) em Dourados. Segundo o fiscal estadual agropecuário Giancarlo de Souza Silveira, há indícios de que o produto tenha saído de abatedouro clandestino na região.

Conforme informações extra-oficiais, o couro seguia para a região do Pantanal e a apreensão dos 880 quilos de couro sem procedência foi na noite de sexta-feira, por volta das 20h30, durante barreira policial no quilômetro 13 da MS-162 na zora rural do município de Dourados.

A carga de 25 peças de couro bovino salgado sem documentos de origem era transportada num veículo Ford F- 4000 com placas de Dourados. O material apreendido pelo Iagro foi destruído e acondicionado com cal e iodo, antes de ser encaminhado ao aterro sanitário.

Conforme o fiscal que registrou o termo de apreensão, a multa varia de 200 a 600 Uferms, ou seja, entre R$ 2.400,00 a R$ 7.200,00. Giancarlo disse que apreensões dessa natureza não são comuns, já que fiscalizações ostensivas da Polícia nas estradas vêm coibindo o tráfico de produtos de origem animal sem procedência ou inspeção.

“Isto preocupa e deixa o Estado em alerta, já que o couro bovino pode estar contaminado com doenças, como a aftosa e outras, que acabam sendo reintroduzidas na região”, diz Giancarlo, que é médico-veterinário, explicando que o vírus da aftosa, por exemplo, permanece vivo durante 150 dias em qualquer superfície, como botas, o couro do boi e pode passar de um rebanho para outro.

“Portanto a apreensão da Iagro visa principalmente a proteção sanitária do rebanho”, acrescenta o veterinário. Além da aftosa, outras zoonoeses, como a tuberculose, brucelose e cisticercose (oral e cerebral) podem acometer também pessoas através da ingestão da carne contaminada.

 

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)