Menu
SADER_FULL
terça, 17 de setembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

PRE e Iagro apreendem 880 quilos de couro em Dourados

16 Abr 2007 - 08h19

Fiscais do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) investiga a procedência de um carregamento de couro bovino apreendido pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual) em Dourados. Segundo o fiscal estadual agropecuário Giancarlo de Souza Silveira, há indícios de que o produto tenha saído de abatedouro clandestino na região.

Conforme informações extra-oficiais, o couro seguia para a região do Pantanal e a apreensão dos 880 quilos de couro sem procedência foi na noite de sexta-feira, por volta das 20h30, durante barreira policial no quilômetro 13 da MS-162 na zora rural do município de Dourados.

A carga de 25 peças de couro bovino salgado sem documentos de origem era transportada num veículo Ford F- 4000 com placas de Dourados. O material apreendido pelo Iagro foi destruído e acondicionado com cal e iodo, antes de ser encaminhado ao aterro sanitário.

Conforme o fiscal que registrou o termo de apreensão, a multa varia de 200 a 600 Uferms, ou seja, entre R$ 2.400,00 a R$ 7.200,00. Giancarlo disse que apreensões dessa natureza não são comuns, já que fiscalizações ostensivas da Polícia nas estradas vêm coibindo o tráfico de produtos de origem animal sem procedência ou inspeção.

“Isto preocupa e deixa o Estado em alerta, já que o couro bovino pode estar contaminado com doenças, como a aftosa e outras, que acabam sendo reintroduzidas na região”, diz Giancarlo, que é médico-veterinário, explicando que o vírus da aftosa, por exemplo, permanece vivo durante 150 dias em qualquer superfície, como botas, o couro do boi e pode passar de um rebanho para outro.

“Portanto a apreensão da Iagro visa principalmente a proteção sanitária do rebanho”, acrescenta o veterinário. Além da aftosa, outras zoonoeses, como a tuberculose, brucelose e cisticercose (oral e cerebral) podem acometer também pessoas através da ingestão da carne contaminada.

 

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO MEDONHO
'Pago boleto, compro calcinha': usuários de aplicativos de paquera relatam apuros e curiosidades
FAMOSIDADES
Belo sai de casa após flagrar traição de Gracyanne
ASSASSINATO
PM é torturado e morto após circular boato de que seria 'estuprador'
JULGAMENTO
PMs acusados de chacina taparam câmera de segurança antes do crime
CASO DE POLÍCIA
Catador de reciclável recebe mochila com bebê congelado dentro
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo morre após carro bater em árvore em rodovia de MS
FAMOSOS
David Brazil causa ao expor bumbum de Anitta sem ela saber
ACIDENTE FATAL
Câmera de segurança registrou acidente fatal de enfermeira. VEJA O VÍDEO
MONSTRUOSIDADE
Homem que matou mãe e filha em Cascavel escreveu carta. Bebê tomou mamadeira “batizada”
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mulher e marido são presos suspeitos de estuprar menina de 11 anos que dormia na casa deles