Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Postos de combustível têm até 22 para se adequar a novo sistema fiscal

5 Jun 2010 - 07h10Por TV Morena

Os postos de combustível de Mato Grosso do Sul tem até o dia 22 de junho para se adequarem ao novo sistema de tributação do governo do Estado, através do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF).

Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), para utilizar o sistema, os postos não precisam substituir as bombas mecânicas pelas eletrônicas. Embora seja o ideal, não é obrigatório ter bomba eletrônica”, diz o gestor da unidade de fiscalização da pasta, Victor Hugo Cabral Ortiz.

O tipo de bomba não interfere na implementação do sistema e nem na instalação do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), que “pode ser impressora térmica ou matricial”, explica o gestor da Unidade de Controle de Automação Comercial (Unicac) da Sefaz, Edson Oshigame.

A bomba eletrônica e a impressora térmica são equipamentos mais modernos, que estão sendo adquiridos pelos estabelecimentos mais novos, mas não são itens obrigatórios. “Respeitamos o investimento que o contribuinte fez com a aquisição da bomba mecânica e a impressora ECF matricial”, afirma Oshigame.

PAF-ECF

O Programa Aplicativo Fiscal faz a interligação entre a bomba de combustível, o equipamento emissor fiscal, o tanque e o concentrador, gerenciador do fluxo de entrada e saída de líquido do tanque por meio de um sistema eletrônico. Com a implantação do aplicativo, os proprietários terão maior rigor no controle da entrada e saída do combustível, o que evita fraude por parte dos funcionários. “É segurança para fiscalização e para os donos de postos”, diz o responsável pela Unidade de Fiscalização.

O aplicativo ECF para automação dos postos de combustíveis faz parte de um programa nacional e Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a implantá-lo.

Prazo

O prazo inicial para adequação do setor era 1° de janeiro deste ano, mas para atender o sindicato da categoria, Sinpetro/MS, a data limite foi alterada. Os postos que não instalarem o PAF-ECF até o dia 22 deste mês poderão, a partir de 1° de julho, serem multados em até mil Uferms, unidade fiscal do Estado, o que equivale a cerca de R$ 15 mil, e terão o status da inscrição estadual alterado de “ativa” para “provisória”, o que impede o proprietário do estabelecimento de comprar combustível, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
 
O cancelamento não será imediato para não prejudicar o contribuinte, explica Victor Hugo Cabral. “Se o Estado suspende a inscrição do contribuinte, este tem seu registro cancelado pela ANP”, o que leva até seis meses para ser regularizado.

Aplicativo

Para aquisição do aplicativo, o proprietário pode escolher entre os 150 desenvolvedores existentes no País. A aquisição do Emissor de Cupom Fiscal (ECF)  pode ser feita nas 24 empresas do Estado credenciadas pela Sefaz para venda, instalação e manutenção do equipamento.

Custo

A adequação do posto ao programa custa em média R$ 2 mil e demora no máximo 15 dias. Para os estabelecimentos que já possuem bomba eletrônica, o processo é mais simples que para os que ainda utilizam a bomba mecânica, contudo, o gestor da Unidade de Fiscalização da Substituição Tributária da Sefaz enfatiza que não existe a obrigatoriedade de troca dos equipamentos.

Cerca de 70% dos 600 postos de combustíveis existentes em Mato Grosso do Sul já se adequaram ao programa. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS