Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Portugal vai insistir em meta mais frouxa para déficit fiscal em 2014

11 Set 2013 - 14h29Por Agência Brasil

O governo português vai insistir na próxima semana em um déficit fiscal maior do que o estabelecido pelos credores internacionais para o próximo ano. O Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia, que formam a Troika, estarão em Lisboa e querem que a diferença entre a receita e a despesa do Estado português não ultrapasse os 4% do Produto Interno Bruto (PIB). O governo quer que a meta seja meio ponto percentual maior (4,5%).

A diferença, que depende do valor do PIB, pode representar um esforço maior para cortar gastos, com possível demissão de professores e a unificação das regras de aposentadoria para assalariados privados e servidores públicos. Os movimentos sindicais portugueses e os partidos de oposição criticam tais medidas.

A insistência em uma meta mais frouxa pode representar uma flexibilização do governo português com a Troika na condução das negociações pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, à frente do Programa de Assistência Econômica e Financeira desde julho. Na ocasião, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho fez uma reforma ministerial e aceitou a demissão do ex-ministro das Finanças Vitor Gaspar.

"O Governo continua a pensar que a meta de 4,5% [para o déficit de 2014] é a mais adequada", defendeu Portas nesta manhã, durante audiência na comissão parlamentar da Assembleia da República, que acompanha o andamento do plano de ajuste acordado com a Troika.

Segundo a imprensa lusitana, Portas assinalou o interesse em ter uma meta mais branda durante encontros que teve na semana passada com os credores de Portugal em Bruxelas (Bélgica), Frankfurt (Alemanha) e Washington (EUA). O assunto será objeto da nova rodada de avaliações que a Troika inicia na próxima segunda-feira (16) em Lisboa.

A aparente mudança na negociação pelo governo ocorre pouco antes das eleições autárquicas (municipais) marcadas para 29 de setembro. Além de eventuais razões eleitorais, ter a meta de déficit fiscal mais alargada pode ser estratégico para o governo, especialmente após o Tribunal Constitucional ter vetado o programa de mobilidade de funcionários públicos que pretendia desligar 30 mil servidores.

O problema de déficit fiscal é considerado estrutural e é uma das principais razões para a dívida pública ultrapassar os 130% do PIB, segundo o Banco de Portugal (Banco Central).

Ao argumentar razões para a Troika ter mais tolerância, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse hoje na Assembleia da República que a dívida portuguesa não é de 131,4% do PIB, mas sim de 118%. “A diferença é o dinheiro que temos, que é nosso e que usaremos para fazer face aos nossos compromissos. Isso terá reflexo na razão da dívida”, calculou.

O governo tenta a revisão das metas de déficit fiscal após ter interrompido a trajetória de 30 meses de recessão. Apesar do PIB ter crescido 1,1% no segundo trimestre de 2013, ainda há cerca de 900 mil pessoas desempregadas em Portugal.

Hoje (11) em discurso anual do Estado da União no Parlamento Europeu (Bruxelas), o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso (ex-premiê português), reconheceu que alguma recuperação econômica já pode estar ocorrendo na Europa e que os países mais vulneráveis (como Portugal) começam a ter resultados positivos. Ele, no entanto, ressaltou que a situação é “ainda frágil”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto