Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

População de Glória recebe palestras na Semana da Água

26 Mar 2007 - 18h00

A prefeitura municipal de Glória de Dourados, através das secretarias municipal de meio ambiente, de educação cultura esporte e lazer, de saúde e a secretaria de Obras, do DMAE (Departamento de Água e Esgoto),  realizou atividades alusivas a semana da água, cujo dia “D” é comemorado mundialmente no dia 22 de março. As  atividades fazem parte do desenvolvimento do projeto Sala Verde em Glória de Dourados, coordenado pelo secretário municipal de meio ambiente Valmir Dias dos Santos. 

 

As atividades desenvolvidas na semana da água em Glória de Dourados foram como sucesso, e teve o intuito de conscientizar as crianças sobre o uso correto da água, foram realizadas palestras educativas voltado ao publico infantil, ministradas pelo Biomédico/analista ambiental José Rinaldo Barreto Junior, biomédico, responsável pelo analise e qualidade da água de Glória de Dourados. Participaram das palestras alunos de 2º ao 9º ano das escolas estaduais Eufrosina Pinto, Hilda Bergo Duarte, Vânia Medeiros e Weimar Gonçalves Torres, das escolas municipais Dois de Maio e Marinha do Brasil, e da escola particular CEG (Centro Educacional Gloriadouradense), também esteve presente alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Cerca de 900 crianças, assistiram às palestras, sendo acompanhados por professores que diversas vezes teceram elogios ao conteúdo das palestras e a forma lúdica com que foi tratado o tema importante de educação ambiental.

 

O concurso de frases, que elevam a importância da água, realizada entre alunos de 7º à 9º ano, superou as expectativas dos organizadores, as frases selecionadas pelas escolas estaduais, municipais e particulares, estavam muito bem elaboradas, e após avaliação realizada por  uma equipe composta de pessoas conhecedora do tema, classificando em primeiro lugar a seguinte  frase: “Hoje países brigam por petróleo: líquido negro e fonte de muitas riquezas; amanhã países brigarão por água: líquido incolor e fonte de uma única riqueza, a vida”. De autoria da aluna Isabella Luiza dos Santos de Marceno, que cursa o 8º ano na Escola Estadual Hilda Bergo Duarte.

 

Para os alunos do ensino médio, universitários e comunidade em geral,  foram proferidas duas palestras, e teve como local o anfiteatro da UEMS (Universidade Estadual do mato grosso do Sul)  unidade de Glória de Dourados. A primeira palestra foi ministrada pelo Biomédico/analista ambiental José Rinaldo Barreto Junior, sobre doenças de veiculação hídrica, o relatório anual das condições da água do município e vigilância sanitária. A segunda palestra foi  ministrada pelo engenheiro agrônomo João Carlos Stefanello, da AGRAER. o tema abordado foi à água no mundo e no município, chamando a atenção para a situação dos córregos dois de julho e demais córregos do município, o palestrante alertou para a importância  da participação da comunidade e dos acadêmicos em projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares.

 

O secretário de meio ambiente Valmir Dias dos Santos comenta, “As atividades foram realizadas com sucesso, isto se deve à organização composta por toda equipe que se dedicou incansavelmente na preparação e realização do evento, os acadêmicos do curso de  turismo da UEMS,  que estão estagiando na prefeitura, o apoio das  secretarias municipais de educação cultura esporte e lazer, obras através do Dmae, e saúde, os palestrantes e especialmente a comunidade que participou ativamente neste projeto.  Finalizando Valmir,  “precisamos dar continuidade  no trabalho de conscientização aliado a atitudes ecológicas”.

 

A prefeita Vera Regina Dalcin Baur (PR),  ressaltou a importância da água, pedindo maior conscientização para conservação das nascentes,  moderação no uso desse bem tão precioso, para que possamos continuar usufruindo da água, e proporcionar sua utilização também  no  futuro. Pensando nisso,  temos elaborado diversas ações visando a recuperação e conservação das nascentes, através de construção de terraciamento (curva de nível),  recuperação da mata ciliar, além da realização de palestras educativas, com os alunos participando através de visitas nos locais críticos e nas nascentes recuperadas. “A água é um  recurso natural e essencial para a vida, por isso a importância na conscientização, conservação e uso correto dos recursos hídricos.  Finaliza Vera.

 

 

 

Glória News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS