MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 12 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
RIO_DOURADOS
27 de Novembro de 2004 08h33

Políticos do Iraque pedem eleições só em 6 meses

Na última sexta-feira, um dos grupos políticos mais poderosos do Iraque pediu o adiamento das eleições marcadas para 30 de janeiro por mais seis meses. Os líderes políticos defendem que ainda não há segurança suficiente no país.

Os muçulmanos xiitas, que correspondem a 60% da população, não querem abrir mão das eleições no final de janeiro, disse a GloboNews. Mas já os árabes sunitas, e em menor grau os curdos, têm expressado temores de que os xiitas dominarão amplamente o novo governo e exercerão seu poder de forma incontrolada.

O governo iraquiano propriamente dito não se juntou à petição à comissão eleitoral, e o partido do primeiro-ministro Ayad Allawi deu apenas apoio verbal em vez de assinar o documento assinado por pelo menos 15 grupos e dezenas de figuras políticas e religiosas, informa o The New York Times.

O jornal coloca também que a lista dos grupos que pedem o adiamento inclui alguns dos que apóiam mais fortemente a política americana no Iraque.

Pela primeira vez, os dois principais partidos curdos apoiaram o pedido de adiamento. Como aliados dos americanos eles ainda não tinham assumido uma posição clara sobre o assunto.

Já o presidente Bush, falando aos repórteres em seu rancho em Crawford, Texas, disse que espera que as eleições sejam realizadas no prazo.

 

 

Terra Redação

Comentários
Veja Também
pupa
FORTALEZA
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.