Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Políticos brasileiros estão entre mais corruptos

9 Dez 2004 - 13h55
A instituições mais corruptas do mundo são os partidos políticos, alertou hoje a Transparency International (TI), que pediu aos governos o uso de todos os recursos para combater a corrupção, e situou o Brasil entre os primeiros na lista dos países com os políticos mais corruptos. Em um relatório apresentado em Paris, a organização não-governamental (ONG) - única no mundo que se dedica exclusivamente à luta contra a corrupção - disse que, para a opinião pública mundial, a corrupção política é um "problema sério" que supera a corrupção nas empresas e na vida privada.

Os partidos políticos tiveram a pior avaliação em 36 dos 64 países considerados no Barômetro Global sobre a Corrupção da TI, publicado hoje no primeiro Dia Internacional Contra a Corrupção, declarado pela ONU. Depois dos partidos políticos, as instituições mais corruptas do mundo são os parlamentos, a polícia e o poder judiciário, segundo o relatório da TI, baseado na opinião de 50 mil pessoas entrevistadas pela Gallup International.

Com uma pontuação média de quatro pontos, em uma escala máxima de cinco pontos para as instituições mais corruptas, os partidos são as instituições situadas em pior colocação em seis de cada dez países. O Equador lidera a lista das nações com os políticos mais corruptos para seus cidadãos, com 4,9 pontos, seguido por Argentina, Peru e Índia (4,6) e Bolívia, Brasil, Costa Rica e México (4,5).

Além disso, o relatório destaca o alto grau de corrupção política em países como França (4,1), Polônia (4,2) e Ucrânia (4,3). Também na Espanha a principal corrupção é a política (3,8), na frente da corrupção dos meios de comunicação (3,6), das empresas (3,5) e do poder judiciário (3,4).

Durante todo o dia, de acordo com a comemoração do I Dia Internacional contra a Corrupção, as seções nacionais da TI pressionarão os governos e parlamentos dos países a aprovarem o Convênio das Nações Unidas contra a corrupção. O tratado, que foi assinado por 12 países mas precisa de 30 assinaturas para entrar em vigor, facilitará a recuperação e a devolução de ativos roubados pelos políticos, além de favorecer as extradições de líderes corruptos que buscarem asilo no exterior.

Mas os partidos políticos não são as instituições mais corruptas em todos os países e, dessa forma, na Argentina, Indonésia, Coréia do Sul, Taiwan e Ucrânia foram superados pelos parlamentos e legisladores. Em Camarões, Geórgia, Gana, Guatemala, Quênia, Malásia, México, Moldávia, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Rússia, África do Sul e Ucrânia, a polícia foi considerada a instituição que exerce uma maior corrupção, enquanto o poder judiciário dominou as pesquisas em Afeganistão, Croácia, Macedônia e Venezuela.

Em cinco dos países considerados (Camarões, Quênia, Lituânia, Moldávia e Nigéria), pelo menos um em cada três entrevistados disseram que eles ou outros membros de sua família pagaram suborno nos últimos doze meses.

No mundo todo, o número das pessoas que subornaram supera 10%, enquanto na União Européia os gregos foram os que fizeram mais subornos no último ano, com 11%. Além disso, a corrupção é uma marca que afeta sobretudo os setores mais pobres: 50% dos entrevistados com baixa renda consideram os atos menores de corrupção um "grande problema", uma porcentagem que cai para 38% no caso dos entrevistados de alta renda.

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS