Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Polícia prende contador da Prefeitura de Cassilândia

18 Abr 2007 - 08h35

A Polícia Civil prendeu na noite de ontem o servidor Jorge Kobayashy, responsável pela contabilidade da Prefeitura de Cassilândia, por ocultar provas sobre os crimes de fraude, desvio de dinheiro público e agiotagem pelas quais outros cinco servidores e mais uma pessoa já estão presos. Informações apontam que ele poderia atrapalhar as investigações, pois estava ocultando documentos importantes.

Os policiais acreditam ainda que essa atitude do servidor pode significar que ele também está envolvido no esquema. Por enquanto, durante a “Operação Judas”, deflagrada pelo MPE (Ministério Público Estadual) e com o auxílio das polícias Civil e Militar e Unicoc (Unidade Integrada de Combate a Organizações Criminosas), já foram detidos os servidores Luceni Quintana Corrêa, Ana Regina Arantes, Ivete Vargas de Souza, Waldimiro José Cotrim Moreira e Orange Rezende e Silva, além de Eugênio Luiz Azambuja, que é marido de Luceni.

O prefeito de Cassilândia, José Donizete Ferreira de Freitas (PT), já pediu o afastamento dos servidores denunciados e instaurou sindicância para colaborar com as investigações do MPE e apurar os fatos na Prefeitura. O prefeito afirmou ainda que os servidores serão exonerados caso sejam comprovadas as denúncias, sendo que nomeou o advogado Ademir Gruvinel para chefiar a comissão de sindicância, juntamente com outro advogado e uma servidora municipal.

O grupo auxiliará nas investigações do MPE e averiguará procedimentos para que novos problemas não ocorram, sendo que uma das providências que está sendo estudada pelo prefeito é procurar uma agência bancária para o pagamento dos impostos para que problemas como este de desvio de dinheiro não voltem a ocorrer. O promotor de Justiça Fábio Lanni Goldfinger não descartou que mais pessoas sejam presas, mas, por enquanto, não divulgou quanto já teria sido desviado dos cofres da Prefeitura, limitando-se a afirmar que o número já chega a milhões e citando que através do esquema podem ser descobertas outras fraudes praticadas pelos criminosos.

Questionado sobre a possibilidade de o prefeito estar envolvido na ação criminosa, o promotor de Justiça explicou que as investigações não apontaram, por enquanto, nenhum envolvimento dele, mesmo assim José Donizete será convidado a prestar esclarecimentos. O prefeito afirmou que ainda não foi ouvido, mas garantiu estar à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos sobre os fatos, entretanto, garantiu que só tem as mesmas informações que a imprensa. Ele afirmou estar abalado com a situação, pois confiava na equipe que trabalhava há mais de dez anos na Prefeitura. “Com fé vamos superar os fatos”.

Esquema

Cinco presos tiveram a prisão prorrogada até amanhã, com exceção de Orange e Jorge, tiveram a prisão prorrogada por mais cinco dias no último sábado com o objetivo de colher provas e realizar prisões de envolvidos no desvio de recursos da administração pública de Cassilândia. Além da prisão dos envolvidos, na casa do casal Luceni Quintana Corrêa e Eugênio Luiz Azambuja foram apreendidos R$ 584.082,53 em dinheiro e cheques, a maioria proveniente dos caixas da Prefeitura Municipal de Cassilândia, o que demonstra a gravidade dos fatos.

As prisões e apreensões só reforçaram a denúncia de que a servidora movimentava a conta do Executivo municipal para operar esquema de agiotagem em parceria com o marido Eugênio Luiz Azambuja, que é da cidade de Inocência. Os dois são acusados dos crimes de peculato, ordenação de despesa não autorizada em lei, quadrilha ou bando e lavagem de capitais contra a Prefeitura Municipal de Cassilândia.

Segundo o MPE, em ação de representação pela prisão cautelar e busca e apreensão de bens em domicílios, Luceni Quintana Corrêa estaria apropriando-se de dinheiro da Prefeitura com o auxílio do marido. Ele emprestava dinheiro a juros, sendo que os cheques que recebia dos “clientes” eram repassados à esposa que, por sua vez, depositava na conta da Prefeitura e, posteriormente, efetuava os saques em dinheiro da quantia depositada.

Dessa forma, conforme a denúncia do MPE, mesmo que os cheques não fossem pagos por insuficiência de fundos, ela recebia os valores em dinheiro. A acusada ainda descontava na boca do caixa da agência do Banco do Brasil em Cassilândia cheques emitidos pela Prefeitura e tendo como beneficiário o próprio Executivo municipal, recebendo a quantia em dinheiro, sendo que a evolução patrimonial da acusada está em desconformidade com o cargo que ocupa.

O MPE também acusa os servidores Ana Regina Arantes e Waldomiro Moreira Coltrim de participação nos crimes, sendo que Coltrim é apontado como um dos articuladores do esquema de corrupção. Além disso, a servidora Ivete Vargas Rocha de Souza, responsável pelas licitações na Prefeitura, também é acusada de participar do esquema.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon