Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Polícia Militar forma especialistas em policiamento tático motorizado

24 Jun 2010 - 17h47

Manhã de festa para os 24 policiais militares que terminaram o II Curso de Patrulhamento Tático Motorizado promovido pela Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). Depois de 400 horas de aulas práticas e teóricas, em apenas 45 dias desde o início da capacitação, os PMs foram recebidos com fogos para solenidade surpresa de formatura.

 

 

          Impedidos de ter contato com familiares e pessoas estranhas ao curso, bem como televisão e outros meios de comunicação, os policiais não sabiam que a qualificação estava terminando. Desde o fim da manhã de ontem eles estavam em treinamento prático. Quando desembarcaram das viaturas na sede do Comando Geral no Palácio Tiradentes, foram surpreendidos por colegas de farda, amigos e familiares.

 

 

          Primeiro colocado, com um desempenho exemplar, o soldado Eder Fontes Morette alcançou média 9,64 e recebeu das mãos do chefe do Estado-Maior, coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, acompanhado pelo comandante da Cigcoe, major Massilon de Oliveira Silva Neto, o brevê de conclusão do curso. Para os demais, a entrega foi feita pelos padrinhos e madrinhas, com os PMs que participaram da primeira edição da capacitação.

 

 

          O curso era direcionado aos policiais militares e aos profissionais de outras forças. Noventa e oito pessoas mostraram interesse, 40 começaram as aulas no dia 10 de maio e 60% se formaram nesta quinta-feira: 14 da Cigcoe, três PMs de Jardim, dois de Campo Grande, dois de Dourados, um de Coxim, um de Fátima do Sul e um de Ponta Porã.

 

 

          Os participantes aprenderam como fazer abordagens, negociar, gerenciar crises, agir em operações de choque, orientar-se e defender-se. Durante o estágio fizeram operações de bloqueio para interceptação de veículos, operação saturação para prender foragidos e apreender armas e drogas, além de operação de choque no presídio para revista das celas. Foram formados para atuar corretamente em ocorrências que exijam medidas de contenção, isolamento e estabilização da crise e para o exercício da atividade de patrulhamento tático de forma segura com uso adequado e proporcional da força.

 

 

          “Hoje é um dia de festa porque nossos companheiros alcançaram seu objetivo de concluir o curso e nós atingimos a nossa meta de formá-los. Esse é um papel a que a Cigcoe se propõe: ser uma unidade escola para ensinar técnicas a outras unidades e instituições policiais. Além de preparar os policiais para atuar nas situações de alto risco, formamos material humano especializado para repassar os conhecimentos e oferecer um serviço técnico de alta qualidade para atender a sociedade da melhor maneira possível. Hoje a vitória é de cada um que contribui com o serviço policial”, disse o major Silva Neto.

 

 

          A capacitação do efetivo é uma das prioridades do comando geral da PMMS. “Essa educação continuada é o ideal almejado pela PM. Treinamentos como esses são fundamentais para melhorarmos a qualidade do serviço prestado à comunidade. Temos que incentivar, agradecer e parabenizar a iniciativa da Cigcoe que realizou o curso sem ônus para o governo. É uma satisfação estar aqui e participar de iniciativas que mostram que a PMMS está evoluindo e buscando cada vez mais destaque no cenário nacional”, concluiu o chefe da Seção de Ensino da PMMS, tenente-coronel Luiz Altino do Nascimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal