Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

13 Mar 2007 - 13h24

No quebra-cabeças da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouvirá de lideranças do PMDB nesta quarta-feira o pedido para que a bancada do partido na Câmara controle dois ministérios no governo federal. A bancada vai insistir na tese do "equilíbrio de forças" do partido, uma vez que Lula deve oferecer três ministérios ao grupo controlado pela bancada do Senado.

Lula receberá o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), nesta quarta-feira. Antes da conversa com o presidente, o peemedebista deverá ser recebido pelo ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) nas articulações sobre o espaço que o PMDB ocupará no governo.

A expectativa dos deputados peemedebistas é que, além da Integração Nacional, o grupo seja contemplado com o Ministério da Agricultura. O partido já tem nomes cotados para assumir a pasta, como os deputados Waldemir Moka (MS), Eunício Oliveira (CE), e Fernando Diniz (MG).

O presidente deve manter a indicação do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração Nacional. Em contrapartida, a bancada do PMDB no Senado continuará à frente dos Ministérios de Minas e Energia, com Silas Rondeau, e das Comunicações, com o ministro Hélio Costa.

Lula também deve indicar o médico José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde, indicado pelo governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), que também integra o grupo peemedebista do Senado.

"O presidente nos disse que promoveria o equilíbrio do PMDB na Câmara e no Senado. Entendo que ficou clara a mesma participação. O que queremos é saber quais são os dois espaços da bancada na reforma", disse à Folha Online o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

A bancada do PMDB na Câmara não descarta recusar a Integração Nacional caso o presidente sinalize que não está disposto a ampliar a participação do grupo no governo.

Alves disse que, após o encontro com o presidente, vai reunir a bancada do PMDB na Câmara para comunicar a decisão sobre o espaço que o partido terá na reforma.

"Não queremos pressionar ou constranger o presidente. O nosso sentido é de colaborar", disse o líder. Questionado se a bancada ficaria satisfeita com o comando do Ministério da Agricultura, Alves reconheceu que a pasta agrada os deputados.

PT - Além do encontro com os peemedebistas, Lula deve receber lideranças do PT nesta quarta-feira. Nesta segunda-feira, o presidente teria pedido para o PT entregar uma lista com três nomes da legenda para ocupar os Ministério do Turismo, Previdência e Desenvolvimento Agrário.

A Folha Online apurou que o presidente também avisou ao PT que não tem obrigação de aceitar os nomes apresentados pelo partido. Se não concordar com as indicações, vai escolher nomes de sua cota pessoal para as pastas.

A expectativa é que o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), apresente a lista do partido para a reforma ministerial nesta quarta-feira.

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul