Menu
PASSARELA
sexta, 22 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

PMDB gaúcho decide abandonar governo Lula

1 Dez 2004 - 07h07
 

O PMDB do Rio Grande do Sul definiu oficialmente, ontem à noite, em encontro em Porto Alegre, a saída do governo Lula e a opção por uma candidatura própria à Presidência da República em 2006.

A decisão do diretório estadual foi unânime e será levada à convenção nacional do partido, que se realizará no próximo dia 12. O governador Germano Rigotto (PMDB) não esteve presente no encontro, mas foi representado oficialmente pelo chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira.

O senador Pedro Simon, presidente estadual do PMDB, não quis se pronunciar sobre a possibilidade de o diretório nacional defender a manutenção no governo. Para o PMDB gaúcho, segundo ele, a decisão está tomada: o partido tem de deixar o governo, entregando os cargos ocupados atualmente.

À Folha, Rigotto já havia criticado ''um movimento dos governistas [do PMDB] para adiar a convenção do 12 dezembro'', o que, segundo ele, ''configura um golpe''. O governador aposta nessa convenção para definir o futuro do partido. ''Essa convenção define nosso futuro. Começou o movimento para adiá-la. Vão buscar assim, com tempo, assinaturas para que não ocorra a convenção. Não podemos deixar de fazer a convenção'', disse Rigotto. '

'Quem não acatar a decisão da maioria, que caia fora do PMDB. Sinto que a maioria quer que nos afastemos do governo, busquemos nosso projeto, nossas bandeiras, identidade própria. Afastemos a imagem de clientelista'', afirmou.

''Não podemos continuar um partido sem cara, satélite de outros. Somos o maior partido do país, capilarizado em todos os Estados. Essa história de disputar espaço dentro do governo está apequenando o PMDB.'' O senador Pedro Simon já chegou a lançar o nome de Rigotto para a sucessão presidencial em 2006, como opção ao PT e ao PSDB, mas é mais provável que ele dispute a reeleição ao governo gaúcho.

 


Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude
SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) é assassinado por Ricardo (Sérgio Marone)
DEMORA
Diesel cai R$ 0,62 em distribuidoras e apenas R$ 0,32 nos postos de MS
Brasil
Terceiro homem que assediou russa na Copa diz que “estão transformando um copo d’água em uma tempestade”
‘Alta Pressão’
Exército deflagra Operação para fiscalizar armamento e reduzir desvios para o comércio ilegal