Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

PMDB estuda substituir Trad nas eleições municipais de 2008

15 Mai 2007 - 10h46

Mesmo a contragosto de algumas lideranças mais próximas da família Trad, peemedebistas trabalham, nos bastidores, para uma eventual substituição da candidatura do prefeito da Capital, Nelsinho Trad, por outra de maior agregação de votos para as eleições do ano que vem.

Candidato a reeleição em 2008, Trad, segundo fontes próximas de uma alta liderança do partido com mandato no Congresso Nacional, estaria com seu potencial político praticamente esgotado, podendo chegar a outubro do próximo ano sem força política o suficiente para garantir a manutenção do PMDB no comando da prefeitura.

Os motivos para o mergulho do prefeito em patamares de votos inferiores ao que ele precisaria para se manter na prefeitura teriam a ver com sua fraca aceitação entre as camadas mais carentes da população e pela timidez dos seus programas sociais, praticamente uma cópia piorada das investidas de seu antecessor, o governador André Puccinelli (PMDB), na periferia da Capital, cuja agenda sempre foi pautada por projetos que não passaram de paliativas obras de asfalto, mesmo assim com algum custo aos moradores.

A estratégia peemedebista, chamada de “plano B”, teria começado a ser rascunhada nos últimos dias, depois que pesquisa de intenção de votos colocou Trad em patamares idênticos aos do petista Delcídio Amaral, que, sem muito se expor aos eleitores da Capital, vem ganhando, a cada dia que passa, cada vez mais simpatia entre o eleitorado do município.

Segundo as fontes peemedebistas, o “plano B” não significaria que Trad estaria, de antemão, alijado do processo eleitoral de 2008. Ele serviria como uma carta na manga dos peemedebistas que temem pela perda da prefeitura da Capital, depois de anos de poder no município.

As mesmas fontes alertam que a elaboração do plano, no entanto, está em vigor, tamanha é a relação de fatos que vêm depondo contra a candidatura à reeleição de Trad. Entre os outros motivos está a intenção de siglas parceiras do prefeito, como o PSDB, PDT e PPS, de disputarem a prefeitura em 2008, o que poderia enfraquecer a coligação de Trad de forma substancial, fomentando a candidatura do senador Delcídio Amaral.

Estratégia - O prefeito, aliás, tem demonstrado, com atos práticos, sua estratégia de tentar barrar a intenção dos aliados de se tornarem seus opositores nas eleições de 2008. Uma das providências, publicamente conhecida, foi a nomeação do vereador pedetista Jorge Martins para a Secretaria de Administração do município. A providência veio, mais tarde, seguida da nomeação do ex-senador tucano Juvêncio da Fonseca em um cargo próximo de Puccinelli.

Segundo as fontes peemedebistas, o emprego dado a Juvêncio, que passou a receber salário de R$ 9 mil, foi uma imposição de Trad para tentar agradar lideranças tucanas no município, que se movimentam para sair da coligação do prefeito ainda no segundo semestre deste ano.

Uma outra legenda, o PPS, menos expressiva, também já dá sinais de que deve se aventurar com candidatura própria nas eleições de 2008 na Capital. Sem os socialistas, os tucanos e o PDT, analisam alguns peemedebistas, o barco em que Trad navega pode perder território para o PT e naufragar antes mesmo de outubro de 2008 chegar. Daí a elaboração do plano que está em curso no núcleo peemedebista.

 

(Do blog de Gilmar Lisboa)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos