Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 12 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

PMDB e PSDB disputam espaços políticos no interior de MS

20 Ago 2007 - 10h53

PMDB e PSDB disputam espaços políticos no interior de Mato Grosso do Sul na tentativa de se fortalecer visando às eleições municipais do ano que vem. Apesar de aliados, esses partidos travam uma batalha sem fim para ampliar suas bases eleitorais.

Os alvos recentes das duas legendas são os prefeitos de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Álvaro Benedito (PT), e de Antônio João, Juneir Marques (PDT), que devem assinar ficha, respectivamente, no PMDB e do PSDB.

Por enquanto, nem a cúpula peemedebista e nem a tucana definiu a data do ato político no qual os prefeitos assinarão a ficha de filiação.

Liderado pelo governador André Puccinelli, o PMDB, por seu o principal partido do governo, avança com mais voracidade nas bases eleitorais dos adversários e até de partidos aliados. Até o presente momento, o placar das filiações registra quatro prefeitos para cada partido.

O PMDB, por exemplo, já atraiu para seus quadros o prefeito de Vicentina, Marcos Benedetti, que deixou o PT antes mesmo da posse de André Puccinelli, alegando incompatibilidade com a cúpula partidária.

No mês de março, o PMDB recebeu a adesão da prefeita de Nioaque, Ilca Domingos, que abandonou o PDT mesmo depois do apoio que recebeu do deputado estadual Ary Rigo, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa e presidente regional em exercício da legenda.

Nesse caso, a investida do governador foi decisiva, uma vez que a prefeita era muito “paparicada” pela cúpula pedetista. O projeto do líder peemedebista  é ousado e não pára por aí, uma vez que a idéia é chegar na campanha do ano que vem com mais prefeitos e reeleger, se for o caso, todos em condições de buscar o segundo mandato.

No mês passado, o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério (ex-PTB), retornou ao PMDB atendendo apelo feito por André Puccinelli.

Com essas adesões, o PMDB controla agora 19 das 78 prefeituras do Estado: Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia,  Batayporã, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Costa Rica, Ivinhema, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

André Puccinelli deseja contar nos quadros do PMDB, nos próximos dias, com outros administradores. Um dos cortejados é o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, que foi eleito em 2004 concorrendo ao cargo pelo PTB.

Tucanos

Este ano, o PSDB já filiou três prefeitos, completando o quarto a partir da efetivação da adesão de Juneir Marques. Os demais foram:  Eraldo Leite (Jateí), Ildo Furtado (Figueirão) e Donato Lopes (Rio Brilhante), egressos respectivamente do PR e os dois últimos do PTB. 

Essas adesões, portanto, têm sido motivadas pela forte liderança do deputado estadual Reinaldo Azambuja, secretário-geral do PSDB no Estado, que assumirá o comando da legenda no mês de outubro em lugar do deputado federal Waldir Neves, que concluirá seu mandato.

Campeão de voto nas últimas eleições, Reinaldo Azambuja planeja fortalecer os quadros tucanos até o mês de setembro – – data-limite para filiação para quem concorrerá a cargos eletivos nas eleições de 2008.

O PSDB dirige, contando com essas filiações, 10 prefeituras: Antonio João, Deodápolis, Figueirão, Jardim, Jateí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Brilhante.

A exemplo do PMDB, o grupo político também assedia prefeitos petistas, como é o caso de Osvane Ramos, de Dois Irmãos do Buriti, que foi reeleito na campanha de 2004 com o apoio de Reinaldo Azambuja.

Para os analistas políticos, a briga entre peemedebistas e tucanos pela ampliação das bases partidárias só tem um motivo: a disputa pela presidência da República em 2010. Atrelado ao PT em nível nacional, o PMDB tende a enfrentar o PSDB na corrida pelo Palácio do Planalto, para onde os tucanos querem mandar o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ou o de São Paulo, José Serra. 

 

 

 

Conjuntura Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP
ULTIMO CAPITULO
Globo exibe último capítulo de Segundo Sol e assunto bomba
DE GLÓRIA DE DOURADOS PARA O MUNDO
Ana Karla é convidada especial da Hyundai para um talk show neste sábado em São Paulo
1ª INDIGENA NO GOVERNO
Índia da equipe de Jair Bolsonaro já atuou com Cauã Reymond e foi moradora de rua
FINAL DE NOVELA
Valentim beija Rosa em gravação que vai ao ar no fim de 'Segundo sol'; veja mais detalhes