Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PMA coloca 80% do efetivo em Operação "Corpus Cristi"

8 Jun 2007 - 09h10
A Polícia Militar Ambiental envolve desde ontem, dia 8, 280 homens diretamente na Operação “Corpus Cristi” em rios, barreiras nas estradas e fiscalização em indústrias e propriedades rurais. Estes homens vão ser distribuídos em equipes, de fiscalização fluvial, em todo o território do Estado. Cada subunidade, das 22 que o batalhão possui, estará com equipes fazendo revezamento entre fiscalização fluvial e em barreiras.

Além do efetivo direto envolvido na operação, o restante do efetivo vai atender as ocorrências normais em cada unidade. Todo o pessoal administrativo será empregado na operação, ou seja 80% do efetivo estarão na ativa, durante o feriado prolongado. A Polícia Militar Ambiental (PMA), que conclui amanhã as atividades da semana do meio ambiente, reforça agora o trabalho preventivo e repressivo nos rios.

Trata-se de um período com grande incidência de pesca, com o aumento de turistas. A idéia é manter equipes para prevenir a pesca predatória. O Comando orienta à população sobre as leis de crimes ambientais para que pratique a pesca dentro das normas legais. A pesca predatória é crime punível com pena de detenção de um a três anos mais multa de de R$ 700,00 a R$ 1000,00.



Orientações


A PMA orienta aos turistas e demais pescadores a retirarem licença de pesca, não capturar pescado com tamanho inferior ao permitido: piraputanga 30cm; curimbatá e piavuçu 38cm; pacu 45cm; dourado e barbado 60cm; pintado e cachara 80cm; jaú 95cm. A cota é de 10 kilos mais um exemplar e 05 exemplares de piranha, e o pescador deve passar nos postos da PMA para lacrar o peixe. O pescador não pode utilizar rede, tarrafa, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho; garatéia pelo processo de lambada e substâncias explosivas ou tóxicas; equipamento sonoro, elétrico ou luminoso; e o amador não pode usar o anzol de galho.

A PMA vai intensificar o trabalho em regiões proibidas para a pesca, 200 metros acima ou abaixo de barragens, cachoeiras, corredeiras, escadas de peixes, embocaduras de baías. No Estado, está proibida a pesca nos rios Salobra e Córrego Azul em Miranda; Formoso e Prata em Bonito; Negro na confluência com o córrego Lageado, próximo à cidade de Rio Negro; no limite oeste da fazenda Fazendinha em Aquidauana. Além da extensão dos Rios Perdido, Abobral e Vermelho. A operação termina segunda-feira às oito horas.
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda