Menu
SADER_FULL
sábado, 20 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Piso salarial de professores em MS é o 3º melhor do país

15 Out 2010 - 17h11Por Dourados Agora

O piso salarial dos professores do Estado é o 3º melhor do Brasil. Segundo o Governo do Estado, além do aumento do piso salarial dos professores, em 2009, para R$ 950,00, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), vem promovendo a qualificação de professores através de capacitações.

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, reconhece o trabalho e a importância dos professores para a formação de uma sociedade melhor. Em homenagem aos professores, Nilene destaca o papel do professor. “Fazendo da educação uma arte, o professor, a professora, ao ouvir o aluno, ao valorizar seu saber e experiências, permite-lhe que sua própria história se constitua em patrimônio cultural, em verdadeiro aprendizado de vida, em tesouro que precisa ser reconhecido” declara a secretária de Educação Nilene Badeca.

Qualificação

Projetos como o Formação Continuada - Conhecimento em Foco e o “Além das Palavras” têm proporcionado melhoria na qualidade de ensino nas escolas estaduais. Em 2008, os diretores das escolas também participaram de capacitações, com o programa Gestar.

A formação continuada contribui para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e permite ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

O Conhecimento em Foco, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tem como objetivo despertar a reflexão dos docentes sobre as atribuições do trabalho cotidiano, por meio de temas relacionados ao projeto político-pedagógico, planejamento, metodologia e avaliação com suporte no referencial curricular de todas as áreas do conhecimento.

Além destes projetos, a SED vem desenvolvendo o “Além das Palavras”. O projeto é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebe recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR). São 61 municípios envolvendo 214 escolas estaduais.

O objetivo do "Além das Palavras" é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Com o programa da SED, o governo do Estado contribui para que as escolas atinjam a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entre as ações do projeto, está a formação continuada para os coordenadores de áreas, que atuam como multiplicadores junto aos professores, formação continuada para professores regentes, por meio de encontros quinzenais, aquisição de material pedagógico para professores e coordenadores e aquisição de material didático para alunos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso