Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 24 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

PIB da Agropecuária cresceu 1,49% no trimestre

5 Jun 2007 - 17h19

Em nota divulgada nesta tarde de terça-feira (dia 5) a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada da Universidade de São Paulo ) informou que a expansão de 2,9% da produção e o crescimento de 3,9% ao ano dos preços dos produtos aqueceram o mercado agrícola em 2007.

O PIB da agropecuária cresceu 1% em março, se comparado a fevereiro, chegando a 1,49% no acumulado do trimestre.

Somente a agricultura cresceu 0,95% no período, acumulando 1,7% nos três primeiros meses do ano. O crescimento do PIB da pecuária foi de 1% em março, acumulando 1,22% no trimestre.

“Infelizmente este aumento de faturamento não corresponde a aumento de renda, pois o câmbio, a elevação nos custos e a precariedade da infra-estrutura corroem a lucratividade do produtor”, afirmou Ricardo Cotta Ferreira, superintendente técnico da CNA.

O PIB do agronegócio brasileiro também cresceu em março, chegando a 0,45% frente aos 0,14% do mês anterior. Desta forma, o PIB acumulado do trimestre atingiu 0,7% de crescimento. O desempenho favorável do mercado externo e a expansão do mercado interno foram decisivos para este desempenho.

Segundo dados do Cepea, os preços em dólares dos produtos brasileiros de exportação tiveram aumento superior a 12% no último ano, assim como também cresceu o volume produzido no campo.

“A apreciação do real tem impedido que este aumento nos preços internacionais chegue ao produtor”, afirmou Cotta.

O segmento industrial da agropecuária, no entanto, não acompanhou o ritmo de expansão registrado pela agropecuária e o agronegócio. Verificou-se um desaquecimento na atividade, que repetiu em março a mesma taxa de crescimento de 0,04% de fevereiro.

Desta forma, o PIB do segmento acumula 0,2% de aumento no trimestre. Este desempenho se deve à queda verificada nos preços dos produtos das indústrias de açúcar e álcool , cujos resultados vinham sustentando o PIB industrial agrícola.

A indústria processadora vegetal apresentou crescimento de 0,01% em março e 0,16% no ano, enquanto a indústria de processamento animal cresceu 0,22% em março, acumulando 0,38% nos três primeiros meses do ano. A expansão de 2,9% da produção e o crescimento de 3,9% ao ano dos preços dos produtos aqueceram o mercado agrícola em 2007.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga