Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

PIB da Agropecuária cresceu 1,49% no trimestre

5 Jun 2007 - 17h19

Em nota divulgada nesta tarde de terça-feira (dia 5) a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados e Economia Aplicada da Universidade de São Paulo ) informou que a expansão de 2,9% da produção e o crescimento de 3,9% ao ano dos preços dos produtos aqueceram o mercado agrícola em 2007.

O PIB da agropecuária cresceu 1% em março, se comparado a fevereiro, chegando a 1,49% no acumulado do trimestre.

Somente a agricultura cresceu 0,95% no período, acumulando 1,7% nos três primeiros meses do ano. O crescimento do PIB da pecuária foi de 1% em março, acumulando 1,22% no trimestre.

“Infelizmente este aumento de faturamento não corresponde a aumento de renda, pois o câmbio, a elevação nos custos e a precariedade da infra-estrutura corroem a lucratividade do produtor”, afirmou Ricardo Cotta Ferreira, superintendente técnico da CNA.

O PIB do agronegócio brasileiro também cresceu em março, chegando a 0,45% frente aos 0,14% do mês anterior. Desta forma, o PIB acumulado do trimestre atingiu 0,7% de crescimento. O desempenho favorável do mercado externo e a expansão do mercado interno foram decisivos para este desempenho.

Segundo dados do Cepea, os preços em dólares dos produtos brasileiros de exportação tiveram aumento superior a 12% no último ano, assim como também cresceu o volume produzido no campo.

“A apreciação do real tem impedido que este aumento nos preços internacionais chegue ao produtor”, afirmou Cotta.

O segmento industrial da agropecuária, no entanto, não acompanhou o ritmo de expansão registrado pela agropecuária e o agronegócio. Verificou-se um desaquecimento na atividade, que repetiu em março a mesma taxa de crescimento de 0,04% de fevereiro.

Desta forma, o PIB do segmento acumula 0,2% de aumento no trimestre. Este desempenho se deve à queda verificada nos preços dos produtos das indústrias de açúcar e álcool , cujos resultados vinham sustentando o PIB industrial agrícola.

A indústria processadora vegetal apresentou crescimento de 0,01% em março e 0,16% no ano, enquanto a indústria de processamento animal cresceu 0,22% em março, acumulando 0,38% nos três primeiros meses do ano. A expansão de 2,9% da produção e o crescimento de 3,9% ao ano dos preços dos produtos aqueceram o mercado agrícola em 2007.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares