Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de novembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Phelps bate recorde mundial de Thorpe nos 200 metros livre

27 Mar 2007 - 13h00
O nadador norte-americano Michael Phelps bateu nesta terça-feira o recorde mundial do australiano Ian Thorpe nos 200 metros livre, ganhando a medalha de ouro no campeonato mundial de Melbourne.

Phelps deixou os rivais para trás com a impressionante vitória em 1min43s86, reduzindo em 0s20 o recorde anterior, de 1min44s06, estabelecido por Thorpe no Mundial de Fukuoka, no Japão, em 2001.

O holandês Pieter van den Hoogenband, que em Fukuoka ficou em segundo lugar, teve que se contentar novamente com medalha de prata, com tempo de 1min46s28.

O sul-coreano Park Tae-hwan foi o terceiro colocado, com 1min46s73, adicionando uma medalha de bronze ao ouro que ganhou nos 400 metros livre, no domingo.

Thorpe bateu Phelps e Van den Hoogenband na Olimpíada de Atenas, em 2004, na prova chamada "corrida do século". Mas o trio nunca voltou a competir nas piscinas, já que Thorpe não participou do Mundial passado, em Montreal, e se aposentou em novembro.

"Eu queria enfrentar [Thorpe] aqui, estou um pouco decepcionado com isso", disse Phelps em entrevista ao lado da piscina. "Mas consegui chegar lá e enfrentei Pieter, um dos melhores."

Phelps mostrou desde o começo sua disposição de atacar o recorde de Thorpe. Ele fez os primeiros 50 metros em 24s47, e os 100 em 51 segundos. Ele estava mais de meio segundo abaixo da marca de Thorpe na última virada e, apesar de ter diminuído o ritmo, fez o suficiente para estabelecer o novo recorde.

"Eu me senti ótimo. Só queria ganhar e sabia que o segredo era arrancar depois dos primeiros 100 metros." Phelps ganhou também o ouro no revezamento 4x100m livre no domingo e espera bater outro recorde de Thorpe, de seis medalhas de ouro em um único Mundial.

Ele está inscrito em oito provas e seu objetivo final é ser melhor que o compatriota Mark Spitz, vencedor de sete ouros em Munique, em 1972. Phelps, de 21 anos, é recordista mundial em quatro provas - 200 e 400 metros medley, 200 m borboleta e 200 m livre.

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE
Vanderlei Luxemburgo é diagnosticado com câncer de pele, caso é maligno
LUTA PELA VIDA
Médico brasileiro vai aos EUA para atender Gugu
LIBERTADORES
Torcedores que vão ao Peru devem ficar atentos às regras do país
ABSURDO
ANEEL pretende tirar o direito do consumidor gerar energia solar na sua casa
FORÇA DE VONTADE
Cadeirante desempregado usa kit e vira entregador de comida - Vídeo
VEJAM SÓ
“Flamingos” voltam após 200 anos e encantam Florianópolis
FEMINICIDIO
Mulher é morta pelo namorado no dia do aniversário
GUGU LIBERATO
Novo boletim médico de Gugu Liberato será divulgado no início da tarde desta sexta
FÁTIMA DO SUL - FINAL DA LIBERTADORES
Restaurante Julifran vai ter Flamengo e River Ao Vivo com promoção de chopp em Fátima do Sul
TRISTEZA
Polícia 'envelhece' foto de criança desaparecida há dez anos e emociona mãe; veja vídeo