Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Phelps bate recorde mundial de Thorpe nos 200 metros livre

27 Mar 2007 - 13h00
O nadador norte-americano Michael Phelps bateu nesta terça-feira o recorde mundial do australiano Ian Thorpe nos 200 metros livre, ganhando a medalha de ouro no campeonato mundial de Melbourne.

Phelps deixou os rivais para trás com a impressionante vitória em 1min43s86, reduzindo em 0s20 o recorde anterior, de 1min44s06, estabelecido por Thorpe no Mundial de Fukuoka, no Japão, em 2001.

O holandês Pieter van den Hoogenband, que em Fukuoka ficou em segundo lugar, teve que se contentar novamente com medalha de prata, com tempo de 1min46s28.

O sul-coreano Park Tae-hwan foi o terceiro colocado, com 1min46s73, adicionando uma medalha de bronze ao ouro que ganhou nos 400 metros livre, no domingo.

Thorpe bateu Phelps e Van den Hoogenband na Olimpíada de Atenas, em 2004, na prova chamada "corrida do século". Mas o trio nunca voltou a competir nas piscinas, já que Thorpe não participou do Mundial passado, em Montreal, e se aposentou em novembro.

"Eu queria enfrentar [Thorpe] aqui, estou um pouco decepcionado com isso", disse Phelps em entrevista ao lado da piscina. "Mas consegui chegar lá e enfrentei Pieter, um dos melhores."

Phelps mostrou desde o começo sua disposição de atacar o recorde de Thorpe. Ele fez os primeiros 50 metros em 24s47, e os 100 em 51 segundos. Ele estava mais de meio segundo abaixo da marca de Thorpe na última virada e, apesar de ter diminuído o ritmo, fez o suficiente para estabelecer o novo recorde.

"Eu me senti ótimo. Só queria ganhar e sabia que o segredo era arrancar depois dos primeiros 100 metros." Phelps ganhou também o ouro no revezamento 4x100m livre no domingo e espera bater outro recorde de Thorpe, de seis medalhas de ouro em um único Mundial.

Ele está inscrito em oito provas e seu objetivo final é ser melhor que o compatriota Mark Spitz, vencedor de sete ouros em Munique, em 1972. Phelps, de 21 anos, é recordista mundial em quatro provas - 200 e 400 metros medley, 200 m borboleta e 200 m livre.

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL 2018
Uma previsão do que esperar do ano profissional do Neymar em 2018
BBB 18
Ex-BBB Wagner faz tatuagem de rosa amarela em homenagem a Gleici. Veja!
Novela Global
'O Outro Lado do Paraíso': Gael depõe contra a mãe, Sophia, em julgamento
O Apocalipse
Oziel (Castrinho) fica abalado ao ouvir as Duas Testemunhas do Apocalipse
Em cima da hora
Policiais impedem estupro de garota, veja o vídeo
Natalidade
Bebê “apressadinho” nasce dentro de carro com ajuda de agentes
Novinha
Carlos Alberto da "Praça é Nossa" vai se casar em junho com nutricionista 44 anos mais jovem
LOTERIAS NO BRASIL
Você conhece as loterias do Brasil?
Novela
Com ciúme, Neymar lamenta volta de par romântico de Bruna Marquezine à novela das sete
Famosidades
Michel Teló cancela gravação de programa depois de passar mal