Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de outubro de 2019
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
Busca
DENTAL ART
Brasil

PF investiga contrabando de agrotóxicos há 2 anos

8 Mai 2007 - 13h39
Em novembro de 2005 a Polícia Federal deu início às investigações sobre esquema de contrabando de agrotóxico que culminou na “Operação Campo Verde” deflagrada hohe nos Estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme informações da PF de Foz do Iguaçu (PR), os grupos criminosos utilizavam o mesmo “modus operandi”, compravam o produto na China e introdução em território nacional, pela região da tríplice fronteira e, a partir dai seguia para Goiás e de lá, eram distribuídos para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O esquema envolvia policiais militares e civis que facilitavam a prática criminosa recebendo pagamento em troca. No ano passado a “Operação Gato de Botas” desenvolvida em Mato Grosso do Sul desmantelou esquema de favorecimento de contrabando de vários produtos, dentre eles agrotóxicos, por policiais rodoviários estaduais.

Conforme a PF, o agrotóxico de origem ilícita era distribuído pelo oeste paranaense e depois era contrabandeado. Muitos dos produtos vendidos são banidos alto grau de nocividade ao meio ambiente e à saúde humana. No Paraná estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão (preventiva/temporária), e 55 mandados de busca e apreensão, em Goiás 21 mandados de prisão (preventiva/temporária) e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu e Rio Verde/GO. As investigações tiveram início em novembro de 2005 em Jataí/GO e março de 2006 na cidade de Foz do Iguaçu/PR. A nota oficial não informa mandados a serem cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Os presos são investigados por formação de quadrilha, importação ilegal de agrotóxicos, produção e transporte de agrotóxico sem cumprimento das exigências legais, contrabando e sonegação fiscal. Participam da Operação 627 policiais federais sendo, 326 no Paraná e 301 em Goiás.
 
 
 
Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALVO DA CPI
"Relógios da Energisa marcam 40% a mais que consumo real", diz técnico do IPEM
CAMPO BELO RESORT - ESCOLAS NO PARAÍSO
Alô Escolas, organizem suas caravanas e bora para o Campo Belo Resort, Confira
SUSTO
Homem explode quintal ao tentar matar baratas no Paraná. VEJA O VÍDEO
CRIMINOSOS
Bandidos matam rapaz, invadem igreja e roubam veículo
ABUSO SEXUAL
Adolescente foge de casa após ser estuprada várias vezes por padrasto
NOVELA GLOBAL
Josiane apanha e perde um dente na cadeia em 'A dona do pedaço'
FENOMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros cruza o céu na madrugada desta terça-feira (22)
FAMOSOS
Vítima de gordofobia, Cleo expõe parte mínima do corpo em clique sexy
ENEM 2019
Veja 13 temas de redação que podem cair no Enem 2019
TRAGÉDIA NA 2ª FEIRA
Acidente entre três veículos deixa um morto e dois em estado grave