Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 16 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

PF investiga contrabando de agrotóxicos há 2 anos

8 Mai 2007 - 13h39
Em novembro de 2005 a Polícia Federal deu início às investigações sobre esquema de contrabando de agrotóxico que culminou na “Operação Campo Verde” deflagrada hohe nos Estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme informações da PF de Foz do Iguaçu (PR), os grupos criminosos utilizavam o mesmo “modus operandi”, compravam o produto na China e introdução em território nacional, pela região da tríplice fronteira e, a partir dai seguia para Goiás e de lá, eram distribuídos para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O esquema envolvia policiais militares e civis que facilitavam a prática criminosa recebendo pagamento em troca. No ano passado a “Operação Gato de Botas” desenvolvida em Mato Grosso do Sul desmantelou esquema de favorecimento de contrabando de vários produtos, dentre eles agrotóxicos, por policiais rodoviários estaduais.

Conforme a PF, o agrotóxico de origem ilícita era distribuído pelo oeste paranaense e depois era contrabandeado. Muitos dos produtos vendidos são banidos alto grau de nocividade ao meio ambiente e à saúde humana. No Paraná estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão (preventiva/temporária), e 55 mandados de busca e apreensão, em Goiás 21 mandados de prisão (preventiva/temporária) e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu e Rio Verde/GO. As investigações tiveram início em novembro de 2005 em Jataí/GO e março de 2006 na cidade de Foz do Iguaçu/PR. A nota oficial não informa mandados a serem cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Os presos são investigados por formação de quadrilha, importação ilegal de agrotóxicos, produção e transporte de agrotóxico sem cumprimento das exigências legais, contrabando e sonegação fiscal. Participam da Operação 627 policiais federais sendo, 326 no Paraná e 301 em Goiás.
 
 
 
Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal