Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de março de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

PF investiga contrabando de agrotóxicos há 2 anos

8 Mai 2007 - 13h39
Em novembro de 2005 a Polícia Federal deu início às investigações sobre esquema de contrabando de agrotóxico que culminou na “Operação Campo Verde” deflagrada hohe nos Estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme informações da PF de Foz do Iguaçu (PR), os grupos criminosos utilizavam o mesmo “modus operandi”, compravam o produto na China e introdução em território nacional, pela região da tríplice fronteira e, a partir dai seguia para Goiás e de lá, eram distribuídos para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O esquema envolvia policiais militares e civis que facilitavam a prática criminosa recebendo pagamento em troca. No ano passado a “Operação Gato de Botas” desenvolvida em Mato Grosso do Sul desmantelou esquema de favorecimento de contrabando de vários produtos, dentre eles agrotóxicos, por policiais rodoviários estaduais.

Conforme a PF, o agrotóxico de origem ilícita era distribuído pelo oeste paranaense e depois era contrabandeado. Muitos dos produtos vendidos são banidos alto grau de nocividade ao meio ambiente e à saúde humana. No Paraná estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão (preventiva/temporária), e 55 mandados de busca e apreensão, em Goiás 21 mandados de prisão (preventiva/temporária) e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu e Rio Verde/GO. As investigações tiveram início em novembro de 2005 em Jataí/GO e março de 2006 na cidade de Foz do Iguaçu/PR. A nota oficial não informa mandados a serem cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Os presos são investigados por formação de quadrilha, importação ilegal de agrotóxicos, produção e transporte de agrotóxico sem cumprimento das exigências legais, contrabando e sonegação fiscal. Participam da Operação 627 policiais federais sendo, 326 no Paraná e 301 em Goiás.
 
 
 
Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

RESGATADO
Cão abandonado em ilha estava sendo comido vivo por urubus
SEXTUPLOS
Americana dá à luz seis bebês em nove minutos
TRAGÉDIA EVITADA
Garoto de 11 anos leva faca na mochila para matar colega no ônibus escolar
ALERTA AOS PAIS
Menino de quatro anos corta os pulsos em Goioerê e pode ser influência da Momo
FAKE NEWS
Padre Fábio de Melo desmente texto atribuído a ele sobre o ataque em Suzano
ATROPELAMENTO
Idoso é derrubado de bicicleta e atropelado por veículo – Imagens Fortes
PENA MÁXIMA
Pai, madrasta e outros dois réus são condenados pela morte do menino Bernardo
DOCUMENTO UNICO
CPF substitui a partir de hoje diversos documentos
SEM FILA E SEM ESTRESSE
#SemEstresse: sofre com o mal de ficar horas nas filas lotéricas? Veja como se livrar delas
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Morre Avós e menino de quatro anos feridos em acidente