Menu
SADER_FULL
sexta, 23 de agosto de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

PF investiga contrabando de agrotóxicos há 2 anos

8 Mai 2007 - 13h39
Em novembro de 2005 a Polícia Federal deu início às investigações sobre esquema de contrabando de agrotóxico que culminou na “Operação Campo Verde” deflagrada hohe nos Estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme informações da PF de Foz do Iguaçu (PR), os grupos criminosos utilizavam o mesmo “modus operandi”, compravam o produto na China e introdução em território nacional, pela região da tríplice fronteira e, a partir dai seguia para Goiás e de lá, eram distribuídos para os Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O esquema envolvia policiais militares e civis que facilitavam a prática criminosa recebendo pagamento em troca. No ano passado a “Operação Gato de Botas” desenvolvida em Mato Grosso do Sul desmantelou esquema de favorecimento de contrabando de vários produtos, dentre eles agrotóxicos, por policiais rodoviários estaduais.

Conforme a PF, o agrotóxico de origem ilícita era distribuído pelo oeste paranaense e depois era contrabandeado. Muitos dos produtos vendidos são banidos alto grau de nocividade ao meio ambiente e à saúde humana. No Paraná estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão (preventiva/temporária), e 55 mandados de busca e apreensão, em Goiás 21 mandados de prisão (preventiva/temporária) e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu e Rio Verde/GO. As investigações tiveram início em novembro de 2005 em Jataí/GO e março de 2006 na cidade de Foz do Iguaçu/PR. A nota oficial não informa mandados a serem cumpridos em Mato Grosso do Sul.

Os presos são investigados por formação de quadrilha, importação ilegal de agrotóxicos, produção e transporte de agrotóxico sem cumprimento das exigências legais, contrabando e sonegação fiscal. Participam da Operação 627 policiais federais sendo, 326 no Paraná e 301 em Goiás.
 
 
 
Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

A CASA CAIU
Homem pede divórcio ao descobrir que não é pai de nenhum dos nove filhos
ESTADO GRAVE
Homem ateia fogo em mulher e filha de 4 anos 80% do corpo queimado
SURPRESA E FÉ
Homem que morava em uma barraca ganha casa reformada
JUSTIÇA PROPRIAS MÃOS
Suspeito de ter estuprado criança é assassinado por lideranças de bairro
ASSISTA A REPORTAGEM
Família da modelo Mylena Mendes, que morreu em acidente faz protesto no Fórum
NOVELA GLOBAL
Régis confessa que forjou DNA de Arthur em 'A dona do pedaço'
FOGO NA AMAZONIA
Macron diz que Bolsonaro mentiu, e Europa ameaça retaliar Brasil
TURISMO
Curtir a Cidade Maravilhosa com pacotes de viagens baratos
FUTEBOL - PAIXÃO NACIONAL
Uma estrutura confiável para resultados de futebol
POSSE DE ARMA
Posse de arma em toda extensão da fazenda é aprovada e segue para sanção