Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 21 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

PF desmonta quadrilha de contrabando no PR e em MS

28 Mai 2007 - 13h56

A Polícia Federal iniciou hoje a Operação "Ouro Negro", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava principalmente com contrabando e descaminho na região do Lago de Itaipu. Segundo a PF, 157 policiais cumprem mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão em quase toda a costa oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Foram feitas prisão e apreensões em Mundo Novo e Eldorado.

A PF explicou que, a princípio, acreditava-se que a quadrilha era especializada no contrabando de pneus, motivo pelo qual denominou-se a Operação de "Ouro Negro". Posteriormente, detectou-se que eles variavam o produto contrabandeado de acordo com o mercado e facilidade de escoamento.

O contrabando normalmente tinha início na compra de grande quantidade de mercadorias no Paraguai e sua conseqüente distribuição pelo Brasil. O fornecedor paraguaio ficava responsável pela colocação do produto em local pré-determinado na margem paraguaia do Lago de Itaipu, por onde a maioria das mercadorias era atravessada para o Brasil.

Os produtos eram recepcionados por brasileiros que residem no Paraguai e possuem fazendas às margens do Lago --eles eram estocados em depósitos até a passagem pelo Lago, que era feita com barcos e balsas. Durante a travessia, as pessoas atuavam como barqueiros, carregadores e na função de "batedores" (olheiro ou quem escolta a carga).

A PF explica ainda que, ao chegar ao porto brasileiro, os volumes eram carregados em caminhões de pequeno e médio porte e transportados até o depósito, normalmente localizado em zona rural nas proximidades do porto utilizado. O transporte até o destinatário final era feito normalmente em caminhões de grande porte e carretas, com os volumes acondicionados em fundos falsos.

Desde outubro de 2005, segundo a PF, a operação resultou na apreensão de cerca de R$ 2,3 milhões em mercadorias e em várias prisões, com 21 flagrantes realizados. Os presos responderão pelos crimes de contrabando, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. 



Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura