Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 15 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Petrobras faz primeiro embarque de álcool para os EUA

15 Mai 2007 - 04h29
A Petrobras fez o seu primeiro embarque de álcool para os Estados Unidos no final do mês passado, e se prepara para fechar com a Venezuela contrato de um ano de fornecimento do biocombiustível, informou nessa segunda-feira o diretor de Abastecimento da estatal brasileira, Paulo Roberto Costa.

"Embarcamos 12 milhões de litros (de álcool) para os Estados Unidos. Em termos de Petrobras é a primeira vez que exportamos para os Estados Unidos", disse Costa a jornalistas durante evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).


"Estamos formalizando um contrato para começarmos nas próximas semanas a exportação em torno de 20 a 30 milhões de litros ao mês para a Venezuela. É um contrato fixo durante um ano e com possibilidade de renovar por mais um ano", afirmou.


Ele ressaltou que este seria também o primeiro embarque deste ano para a Venezuela, que no ano passado importou 120 milhões de litros de álcool brasileiro pela Petrobras no mercado à vista.


Costa informou que nos próximos dias a Petrobras vai embarcar para Nigéria 20 milhões de litros de álcool, o primeiro embarque deste ano para o país africano.


Para este ano, a Petrobras planeja exportar no total 850 milhões de litros de álcool, informou o diretor.


Ele ressaltou que os contratos de exportação de álcool para o Japão, país com o qual a Petrobras negocia desde dezembro de 2005, não foram assinados ainda porque o país asiático precisa mudar a sua legislação e criar uma infra-estrutura para receber o combustível brasileiro, além de fomentar o consumo no mercado interno.


"Podemos mandar alguma coisa para o Japão este ano para teste", disse, sem dar detalhes.


A Petrobras vem desenvolvendo ainda estudos para utilizar o álcool como combustívbel para térmicas, tanto no país asiático como no Brasil. "Em agosto faremos os primeiros testes na térmica Barbosa Lima Sobrinho (da Petrobras, no Rio de Janeiro)", informou.


Ele lembrou que a Petrobras também está participando da montagem de infra-estrutura no Brasil para aumentar a exportação de álcool, em parceria com a japonesa Mitsui, e que consiste na construção de 40 novas usinas para produzir o combustível. A estatal também está construindo alcoodutos para levar o produto até os portos do país.


"Hoje nós estamos usando um duto que liga Paulínea até o Rio de Janeiro para exportar álcool e temos projetos de alcooduto avançando. Eles serão usados para volumes maiores no futuro", informou.


Segundo ele, um dos projetos liga Senador Canedo, em Goiás, até o Porto de São Sebastião, em São Paulo, e outro interliga Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Paraná", informou o diretor.
 
Reuters

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos