Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pesquisa sobre empreendedorismo no mundo também avalia Brasil

3 Jul 2007 - 16h38
A atividade empreendedora brasileira foi avaliada no ano passado, juntamente com 41 países. Tratou-se do Global Entrepreneurship Monitor – GEM, um estudo aprofundado sobre o referencial para a criação, dinamização e sobrevivência dos negócios, o que chamamos de empreendedorismo.
 
Dos países avaliados, 21 são da Europa, 10 das Américas, nove da Ásia, um da África e outro da Oceania. O número de pessoas entrevistadas foi de 4,6 bilhões, o que representa dois terços da população mundial.
 
Do total de entrevistados pela pesquisa, 9,5% estão à frente de negócios com até 42 meses, e representam uma Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial – TEA, na qual o Brasil ocupa a 10º posição. Já a taxa de empreendedores estabelecidos (com mais de três anos e meio) no país é de 12,1%, com posição no ranking mundial de 5º lugar.
 
A TEA tende a ser maior nos paises de renda média, onde empreender é uma saída para a auto-sustenbilidade, como ocorre no Brasil. Já nos paises de renda alta o TEA é menor.
 
Considerando o estágio de vida dos negócios no Brasil, a pesquisa revela que as taxas de empreendimentos estabelecidos estão constantes desde 2002, já os empreendimentos nascentes sofrem queda, quando comparado 2005 e 2006.
 
As taxas de “empreendedores por oportunidade” e de “empreendedores por necessidade” não apresentam grandes variações: na primeira, o Brasil pulou da 15ª posição para a 20ª, de 2005 para 2006, já na segunda taxa o Brasil passou do 4º lugar para o 6º.
 
O Brasil, embora se apresente como um dos 10 paises mais empreendedores na pesquisa, se caracteriza em geral por negócios poucos inovadores que atuam em segmentos competitivos e tradicionais, com foco na prestação de serviços orientado ao consumidor e que demandam baixo investimento.
 
“A pesquisa GEM retrata a postura empreendedora do povo brasileiro, esta atitude mostra que somos um povo propenso a criação de novos negócios ou o fortalecimento daqueles já existentes, estes geram oportunidades, empregos e riquezas. Esta analise é fundamental para as instituições de cunho fomentador, como o Sebrae, na qual sua missão é apoiar estes empreendedores para que seus negócios tenham sucesso”, afirma a responsável pela pesquisa no Sebrae/MS, Ana Carla Madrid.
 
No endereço eletrônico www.ms.sebrae.com.br, no link Empreendedorismo, o público pode acessar todas as pesquisas GEM já realizadas pela London Business School e o Babson College, dos EUA.
 
 
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados