Menu
PASSARELA
domingo, 24 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

"Perdendo a vergonha de ser honesto" de Reinaldo Rodrigues

9 Dez 2004 - 11h09

PERDENDO A VERGONHA DE SER HONESTO.

 

 

*Reinaldo Rodrigues 

 

Era uma tarde quente típica de verão, estava eu lagarteando no banco em frente a minha casa, quando sentou-se ao meu lado um velho amigo, daqueles que como a maioria dos habitantes de nossa cidade de Fátima do Sul, na qual me incluo, veio para cá a mais de trinta anos tentar uma vida melhor.

Começamos a conversar, e como é normal, primeiro falamos do tempo quente e abafado, o céu carregado de nuvens densas e escuras, parecendo que logo iria desabar uma daquelas pesadas e passageiras chuvas de verão, das lavouras; depois falamos de política e  da expectativa da administração Ilda/Lauro e por fim entabulamos um diálogo, mais ou menos assim.

Ele : Sabe, as coisas finalmente estão mudando neste país, e para melhor!

Eu : É, está mudando, mas precisa mudar mais, senão não veremos o que sempre sonhamos, ou seja, um país onde a fome e o desemprego sejam apenas coisas do passado vergonhoso da nossa sociedade.

Ele : Sem falar nas mudanças que precisam ser feitas no atendimento dos nossos doentes e na boa educação que as nossas crianças e jovens tanto merecem..

Fez-se silêncio, olhei para ele e percebi que estava divagando, com os olhos semisserrados olhava para o infinito, mas de repente, como se tivesse acordado, retornou ao nosso diálogo, dizendo :

- Estou aqui desde de 1966, portanto um ano a mais que você, sei que me conhece bem, inclusive minha vida toda, pois começamos dando aula juntos no antigo Colégio Estadual que funcionava onde hoje é a Prefeitura, e agora é a Escola Estadual Senador Filinto Muller, instalei-me no comércio, depois virei agricultor, e finalmente entrei para a pecuária e nela estou até hoje, mas como todo cidadão honesto, trabalhei muito e consegui muito pouco, a única coisa de valor que possuo é o meu nome.

Eu – Você deve considerar que o seu bom nome é a maior fortuna que deixará para seus filhos, pois tenho certeza que hoje o seu nome abre todas as portas para eles, e no futuro continuará abrindo-as, portanto, pare de reclamar! 

Ele – Sabe? O que mais me chateava é que sempre dei duro na vida, trabalhei muito, e via só os maus prosperarem, rapidamente da noite para dia apareciam com luxuosos carrões, mansões, viagens, férias para o exterior e propriedades valiosas, e ninguém era punido, agora não, vejo todos os dias na televisão pessoas socialmente muito importantes, políticos, advogados, altos funcionários públicos e policiais sendo levados para cadeia, é verdade que a maioria sai daí uns dias, para responder o processo em liberdade, mas ao menos são expostas ao público, para que saibamos quem é quem neste país. No passado recente só víamos a prisão dos três “Pês”, mas agora mudou, a Polícia Federal está mostrando que rico e importante também vai pro xilindró, e o melhor de tudo isto é que já estou até perdendo a vergonha de ser honesto.

 

 

Reinaldo Rodrigues de Almeida - Advogado

Deixe seu Comentário

Leia Também

GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude
SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo