Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

"Perdendo a vergonha de ser honesto" de Reinaldo Rodrigues

9 Dez 2004 - 11h09

PERDENDO A VERGONHA DE SER HONESTO.

 

 

*Reinaldo Rodrigues 

 

Era uma tarde quente típica de verão, estava eu lagarteando no banco em frente a minha casa, quando sentou-se ao meu lado um velho amigo, daqueles que como a maioria dos habitantes de nossa cidade de Fátima do Sul, na qual me incluo, veio para cá a mais de trinta anos tentar uma vida melhor.

Começamos a conversar, e como é normal, primeiro falamos do tempo quente e abafado, o céu carregado de nuvens densas e escuras, parecendo que logo iria desabar uma daquelas pesadas e passageiras chuvas de verão, das lavouras; depois falamos de política e  da expectativa da administração Ilda/Lauro e por fim entabulamos um diálogo, mais ou menos assim.

Ele : Sabe, as coisas finalmente estão mudando neste país, e para melhor!

Eu : É, está mudando, mas precisa mudar mais, senão não veremos o que sempre sonhamos, ou seja, um país onde a fome e o desemprego sejam apenas coisas do passado vergonhoso da nossa sociedade.

Ele : Sem falar nas mudanças que precisam ser feitas no atendimento dos nossos doentes e na boa educação que as nossas crianças e jovens tanto merecem..

Fez-se silêncio, olhei para ele e percebi que estava divagando, com os olhos semisserrados olhava para o infinito, mas de repente, como se tivesse acordado, retornou ao nosso diálogo, dizendo :

- Estou aqui desde de 1966, portanto um ano a mais que você, sei que me conhece bem, inclusive minha vida toda, pois começamos dando aula juntos no antigo Colégio Estadual que funcionava onde hoje é a Prefeitura, e agora é a Escola Estadual Senador Filinto Muller, instalei-me no comércio, depois virei agricultor, e finalmente entrei para a pecuária e nela estou até hoje, mas como todo cidadão honesto, trabalhei muito e consegui muito pouco, a única coisa de valor que possuo é o meu nome.

Eu – Você deve considerar que o seu bom nome é a maior fortuna que deixará para seus filhos, pois tenho certeza que hoje o seu nome abre todas as portas para eles, e no futuro continuará abrindo-as, portanto, pare de reclamar! 

Ele – Sabe? O que mais me chateava é que sempre dei duro na vida, trabalhei muito, e via só os maus prosperarem, rapidamente da noite para dia apareciam com luxuosos carrões, mansões, viagens, férias para o exterior e propriedades valiosas, e ninguém era punido, agora não, vejo todos os dias na televisão pessoas socialmente muito importantes, políticos, advogados, altos funcionários públicos e policiais sendo levados para cadeia, é verdade que a maioria sai daí uns dias, para responder o processo em liberdade, mas ao menos são expostas ao público, para que saibamos quem é quem neste país. No passado recente só víamos a prisão dos três “Pês”, mas agora mudou, a Polícia Federal está mostrando que rico e importante também vai pro xilindró, e o melhor de tudo isto é que já estou até perdendo a vergonha de ser honesto.

 

 

Reinaldo Rodrigues de Almeida - Advogado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste