Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Perdas com ferrugem da soja no país atingem US$2,19 bi

14 Mai 2007 - 17h45
As perdas com ferrugem asiática da soja no Brasil atingiram 2,19 bilhões de dólares na safra 2006/07, ficando levemente acima das registradas na temporada anterior (2,12 bilhões de dólares), informou nesta segunda-feira a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).


O valor considera as perdas na produção e os gastos dos produtores no combate à doença.


"O que estamos vendo é que ocorreu algo muito parecido com a safra passada. A tendência é que se estabilize nesses números, a não ser que ocorra mudança, com variedades resistentes, vazio sanitário, mas está se estabilizando", afirmou à Reuters a fitopatologista chefe da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, por telefone.


De acordo com a pesquisadora, as mesmas chuvas que favoreceram a produtividade da safra, cuja colheita está sendo finalizada, também proporcionaram o desenvolvimento do fungo. A produção brasileira cresceu este ano 7,7 por cento ante 2005/06, para 57,5 milhões de toneladas, apesar de redução de área de 7 por cento. A ferrugem avança mais com o tempo úmido e quente.


"Perdas sempre vão existir, porque o produtor muitas vezes perde o momento certo de aplicação, então não se consegue ter 100 por cento de controle", acrescentou a pesquisadora, lembrando que o país poderia reduzir os gastos e o prejuízo apenas no momento em que for plantada uma variedade de soja mais tolerante ou resistente à doença.


O levantamento da Embrapa, realizado junto a fundações de pesquisa, cooperativas, universidades e órgãos de assistência técnica, revelou ainda uma média nacional de 2,3 aplicações de fungicida por hectare (ao valor médio de 33 dólares por hectare), número semelhante ao da safra passada.


A fitopatologista afirmou também que, quando o vazio sanitário no inverno se estabelecer nacionalmente, para que se evite a chamada "ponte verde" para a sobrevivência do fungo de uma safra para a outra, o Brasil poderia reduzir as perdas com a ferrugem.


Na safra 06/07, o vazio sanitário foi implantado nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Na próxima temporada, é provável que seja implantado em outros importantes produtores, como o Paraná, segundo ela.


"O que observamos é que o pessoal deixou de plantar soja (no inverno), mas ninguém eliminou a soja voluntária, que também serviu como fonte de inóculo. Então (o combate na próxima safra) vai depender da eficiência desse vazio", destacou ela.


"E também já está se falando em soja resistente (à ferrugem), temos que aguardar", completou.


GASTOS


Enquanto o vazio sanitário não funcionar de uma maneira mais eficaz e variedades resistentes/tolerantes não forem plantadas em larga escala, os gastos com ferrugem devem se estabilizar nos atuais patamares.


Em 2006/07, a Embrapa calculou em 1,58 bilhão de dólares os gastos com aplicação de fungicida. "Possíveis variações (nas próximas safras desse valor) seriam decorrentes da taxa cambial e do preço da saca de soja", comentou Cláudia.


A Embrapa informou ainda que o Brasil deixou de colher por causa da incidência da doença 2,67 milhões de toneladas de soja, ou 4,5 por cento da produção nacional.


Esse volume, a um preço médio de 230,60 dólares por tonelada no mercado local, resultou em prejuízo de 615,7 milhões de dólares.


A pesquisadora disse ainda que, por mais eficientes que sejam os produtos para combater a doença, muitas vezes as condições climáticas não permitem que se faça a aplicação, "fato observado na maioria dos casos onde foram constatadas perdas nesta safra". Não combatida, a ferrugem pode reduzir a produtividade da lavoura em até 80 por cento.

 
Reuters

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS