SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 19 de Fevereiro de 2018
UNIPAR_468
SADER_FULL
3 de Julho de 2010 06h51

Pequenos produtores tornam-se fornecedores de rede de supermercado

Fátima News com assessoria

Inserir a produção da agricultura familiar no mercado não é uma tarefa fácil. Mas pequenos produtores de três municípios de MS venceram esta barreira, selando contrato firmado uma rede de supermercado de Campo Grande. Agricultores do sistema familiar de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia e Terenos fizeram na manhã de hoje (02.07) a primeira entrega para uma unidade pertencente à Rede Econômica, tornando-se fornecedores de produtos como abobrinha, pepino, mandioca, maracujá, tomate e quiabo, entre outros.

Integrandes do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, o grupo formado por aproximadamente 30 pequenos produtores aposta na ampliação de alianças comerciais como esta para aumentar a produção. O representante do grupo, José Henrique Neto, de Dois Irmãos do Buriti,  fala dos benefícios de ter um local para escoar a produção regularmente. “Negociar diretamente com o comprador traz vantagens, pois as entregas feitas à Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) seguem o preço dado por eles, o que nem sempre é vantajoso”, considera.

José Henrique conta também que a ideia para continuar o trabalho do grupo é que mesmo com menos produtores, possa haver qualificação e melhora da qualidade dos alimentos. Outro integrante do grupo, o agricultor José Bernardino Rocha considera importante e um elemento de incentivo o fato de ter uma negociação fixa para a entrega. “Garantir o escoamento da produção é garantir nosso trabalho. Muitas vezes, na Ceasa, tínhamos que voltar pra casa com nossos produtos. Com entrega certa, as coisas ficam mais fáceis”, avalia.

O Território da Reforma tem como foco de atuação a inserção de produtos da agricultura familiar no mercado. Uma agente de comercialização trabalha na tentativa de promover o encontro entre compradores e fornecedores. O gerente da área de frutas, verduras e legumes do supermercado que comprou esses produtos, Erik Fernando da Silva, fala que procura comprar de pequenos produtores de MS. “Acredito que o Estado tem potencial pra abastecer a maior parte das demandas por alimentos, mas o produtor daqui ainda se sente desamparado, não encontra mercado”, afirma.

As entregas vão seguir semanalmente por tempo indeterminado. O supermercado comprador faz parte da rede Pires, que tem ainda outros 12 supermercados no Estado. Como os produtores desses três municípios tem muitos produtos, as outras filiais também podem ser futuras clientes e negociam para poder comprar.

Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Comentários
Veja Também
pupa
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
SADER_LATERAL
Últimas Notícias
  
FORTALEZA
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.