Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de março de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Pequeno agricultor do NE dobra ganhos com algodão

3 Jul 2004 - 10h21
O projeto “Algodão: Tecnologia e Cidadania”, implantado em 2001 em seis municípios nordestinos pelo Conselho de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), chega a 2004 contabilizando ganhos de renda para os pequenos agricultores locais de até 100%, com a venda de algodão processado dentro das próprias comunidades beneficiadas.

A secretária-executiva do projeto, Gleise Peiter, destacou, contudo, que os maiores ganhos foram apurados em termos qualitativos, com a organização das comunidades em associações, capacitação dos agricultores e elevação de sua auto-estima. “Houve um desenvolvimento social”, analisou. Hoje são sete comunidades assistidas, mas esse número deverá chegar a 50 nos seis municípios até o final do ano.

Para Gleise Peiter, a história do Nordeste se confunde com a do algodão, considerado o ouro branco da região. Até a década de 80, o algodão era plantado, colhido e vendido pelos agricultores a intermediários, que levavam o produto à usina para processamento em fardos de pluma. No final da década de 80, a abertura do mercado à importação e a conseqüente entrada da praga norte-americana conhecida como “bicudo” nas plantações acarretaram uma brusca queda na produção.

No início dos anos 80, a população do semi-árido do Nordeste somava 20 milhões de pessoas, dos quais 2 milhões estavam envolvidas no cultivo de 3,5 milhões de hectares de algodão. Grande parte da produção era destinada à exportação. Depois da abertura de mercado e do “bicudo”, no final dos anos 90, apenas 250 mil pessoas cultivavam o algodão na região, em uma área reduzida de 135 mil hectares.

Essa queda na produção, aliada à ociosidade das usinas, levou o Coep nacional a implantar o projeto inicialmente no município de Juarez Távora (PB). Hoje ele foi estendido a comunidades de baixa renda em mais cinco municípios da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Loterias do final de semana podem pagar mais de R$ 23 MILHÕES
CRIATIVIDADE
Mulher consegue emprego após 5 horas no semáforo com cartaz
BONITO - MS - PACOTE DE PÁSCOA
Que tal curtir o feriado de Páscoa em Bonito MS?, confira o pacote especial do Águas de Bonito
TERROR NA ESCOLA
Homem é morto a tiros enquanto buscava filho na escola
TARADÃO
‘Peladão’ aterroriza mulheres em bairro nobre
MUNDO MEDONHO
Apaixonada pelo genro, sogra rouba nudes dele no celular da filha
QUEIMOU
Mulher queima partes íntimas do marido ao descobrir que ele abusava da filha – Veja VÍDEO
ASSALTANTES
Ônibus de turismo é parado a tiros por ladrões. Motorista foi baleado
SOFRE BULLYING
Estudante posta foto com pistolas e ameaça invadir escola
DROGAS
Mulher morre após cinco horas de sexo sem interrupção