SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
15 de Março de 2007 16h31

Pente fino será freqüente em todas as unidades penais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, Polícia Militar, Agepen e Corpo de Bombeiros, realizou nesta manhã uma operação “Pente Fino” no Estabelecimento Penal Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande.
 
No local cumprem pena presos beneficiados pelo regime aberto, que saem durante o dia, a maioria para trabalhar, como forma de ressocialização, e devem retornar para passar a noite no local.
 
A operação tem como objetivo coibir a entrada de objetos ilícitos na unidade, retirando de circulação armas, drogas, aparelhos celulares e, principalmente ,evitar a evasão de internos daquele estabelecimento penal.
 
A operação teve início às 4h45 e foram mobilizados 100 homens e mulheres dos órgãos que compõem a Sejusp, sob o comando do coronel PM João Gomes de Oliveira Júnior, comandante do Policiamento Metropolitano, e pelo dr. Ivan Barreira, titular da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
 
Foram recolhidos oito aparelhos celulares; quatro carregadores de telefone; três chips de celular; sete facas; duas armas artesanais; dois canivetes; duas chaves de fenda; uma tesoura; duas barras de ferro; uma serra artesanal; uma motocicleta de cor prata, placa HRK 3084, fruto de roubo; dois cachimbos; um cigarro de maconha; seis  papelotes de maconha; 12 papelotes de pasta base de cocaína; e uma  garrafa tipo “pet” contendo maconha.
 
Ainda durante a operação, que contou com o apoio de equipes do Cigcoe; Getam; 1º BPM; Ciptran; Corpo de Bombeiros; Depac; e Garras, os albergados Robson Coelho de Lima e Edson Lino da Silva foram autuados por posse de drogas. Outro interno, Klesio Ravel Paiva Fuzeta, foi autuado por estar em posse de motocicleta roubada. Durante a conferência de internos, foram identificadas duas ausências: Reinaldo Leite Figueiredo e Samuel de Lima Leite.
 
Penalidades - Todos os internos autuados durante a operação, bem como os considerados evadidos, serão penalizados com a regressão de pena, retornando assim ao regime fechado.
 
Operações serão freqüentes - O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirma que as operações de fiscalização nas unidades penais de regime aberto e semi-aberto em todo o Estado continuarão acontecendo, objetivando coibir a entrada de objetos ilícitos e evitar a evasão de internos. “Serão deflagradas quantas operações forem necessárias para que seja restabelecida a autoridade do Estado e a disciplina nos estabelecimentos penais”, frisou Jacini.
 
Com relação à fuga de presos da Polinter, ocorrida no dia 10 deste mês, Jacini alerta que as polícias Civil e Militar continuam atuando de forma intensificada, com o objetivo de recapturar os detentos, sendo que até esta manhã 13 foram recapturados.
 
Colônia Penal - As “incertas” realizadas pela Sejusp na Colônia Penal já vêm apresentando bons resultados: comparando os materiais apreendidos na primeira operação, realizada no dia 1º deste mês, com a 2ª, deflagrada no dia 13, observa-se uma grande redução no número de evadidos, de 28 para sete.
 
Também houve uma queda com relação ao número de aparelhos e carregadores de celular apreendidos: de 90 celulares e 70 carregadores apreendidos na primeira operação, para 43 celulares e 42 carregadores na segunda operação. Observa-se também redução no número de internos autuados por irregularidades, que foram 25 na primeira e três na segunda.
 
A desativação da Colônia Penal já foi decidida e deverá ocorrer dentro de aproximadamente 90 dias. “Desativar a Colônia Penal Agrícola é prioridade. Estamos trabalhando intensamente na implementação do novo local, que deverá ser submetido a reformas, e após ser dotado da segurança necessária, terá condições para abrigar os internos”, salienta Jacini.
 
 
Noticias MS
 
Comentários
Veja Também
MBO_SEGURANÇA_300
Nossa_Lojas
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
Últimas Notícias
  
pupa
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.