TASS_MOTORS
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 15 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
16 de Março de 2007 05h24

Pentágono admite ´guerra civil´ no Iraque

Uma pesquisa divulgada pelo Pentágono, nesta quinta-feira,15, no Estados Unidos, revela, pela primeira vez que o excesso de violência no Iraque pode classificar o país como estado de guerra civil.

Um comunicado divulgado pelo Pentágono afirma que entre os meses de outubro e dezembro de 2005 o Iraque viveu o período de maior violência desde 2003. Ataques feitos por insurgentes contra tropas iraquianas, estrangeiras e civis cresceram neste período.

A maioria dos dados apresentados pelo Pentágono se refere a um períodos que antecede o anúncio do presidente americano, George W. Bush, em enviar 21.500 soldados adicionais a Bagdá para melhorias no plano de segurança.

No entanto, membros do governo Bush foram relutantes ao afirmar que o Exército americano está enfrentando de fato uma guerra civil e a própria pesquisa do Pentágono diz que este termo não compreende ao complexo da situação do Iraque.

O documento diz que "alguns elementos classificam a situação do Iraque como o de uma guerra civil, como o caráter excessivo de violência sectária contra a população".

O documento aponta uma média de mil ataques por semana entre os meses de outubro e dezembro de 2006. De maio a agosto do mesmo ano, o Pentágono divulgou média de 800 incidentes por semana. No entanto, nenhum número exato foi revelado.

 

 

Estadão

Comentários
Veja Também
LÉO_GÁS_300
LISTINHA_ONLINE
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
Últimas Notícias
  
LOJA_02
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.