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Participação no Enade foi de 90,16%

8 Nov 2004 - 14h27

Do total de 156.654 alunos de 2.187 cursos de graduação, 90,16% participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado ontem, dia 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), em 361 municípios. Os gabaritos das questões de múltipla escolha e as provas das 13 áreas estão no endereço do Inep. Os padrões de resposta das questões dissertativas estarão disponíveis no final deste mês.


Entre os inscritos, 95.766 ingressaram no ensino superior e 59.888 são concluintes. Outros 918 estudantes fizeram o exame voluntariamente. As áreas avaliadas foram agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que promove, ainda, a avaliação dos cursos e instituições.


Dilvo Ristoff, diretor de estatística e avaliação da educação superior do Inep, explica que a nota do Enade não será a nota do curso, mas parte do conjunto de dimensões do conceito de avaliação. Segundo ele, a nota do Enade será somada à do curso obtida na avaliação in loco, a ser feita periodicamente por comissões de especialistas. “Nenhuma decisão regulatória como reconhecimento, renovação do reconhecimento ou perda da autorização será tomada em função apenas do desempenho dos estudantes no exame”, explicou.


Prova – As provas tiveram dez questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos, e 30 específicas para cada área, discursivas e de múltipla escolha. As questões versaram sobre situações-problema e estudos de caso. De baixa, média e alta complexidade, contemplaram diferentes momentos da vida acadêmica do estudante.


O resultado individual estará disponível na internet em março de 2005. O boletim do graduando, sigiloso, compara a média individual com a nacional, da região, do estado e da instituição. O Inep produzirá um relatório geral com os resultados por área do conhecimento, instituição, região, dependência administrativa e outros, assim como um resumo técnico do significado desses resultados. O documento apresentará, ainda, uma análise dos resultados dos questionários respondidos por estudantes e coordenadores de cursos.

 

 

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