Menu
SADER_FULL
sábado, 21 de setembro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Parlamentares têm até segunda para registrar candidatura

3 Jul 2004 - 08h44
Os parlamentares candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de outubro têm até as 19h de segunda-feira (5) para apresentar os requerimentos de registro de suas candidaturas nos cartórios eleitorais de seus respectivos municípios. Até a noite de ontem (2) estavam confirmadas as candidaturas de 94 parlamentares – 89 deputados e cinco senadores. Os juízes eleitorais têm até o dia 14 de agosto para julgar e publicar os registros ou indeferimentos das candidaturas.

Dos 94 parlamentares cujos nomes foram aprovados em convenções partidárias para disputar as eleições municipais, 36 são candidatos a prefeito ou vice-prefeito de capitais – 31 deputados e cinco senadores.

O partido com o maior número de candidatos é o PT: são 89 deputados, dos quais 21 candidatos a prefeitos ou vice. Dos 13 senadores petistas, apenas Ana Júlia Carepa é candidata a uma Prefeitura, a de Belém. Da bancada petista, 21% disputarão as eleições de outubro.

Segundo maior partido da Câmara, com 78 deputados, e o maior do Senado, com 22 senadores, o PMDB tem apenas 10 deputados que disputarão as eleições de outubro. Nenhum senador do partido se candidatou.

A bancada do PFL, que tem 63 deputados e 17 senadores, disputa as eleições com oito deputados e com o senador César Borges, em Salvador (BA). O PP tem a quarta bancada da Câmara, com 54 deputados, e cinco deles disputarão as eleições.

Proporcionalmente ao tamanho da bancada, o PCdoB é o partido com o maior número de candidatos. Dos nove deputados, quatro vão disputar as eleições de outubro – três concorrerão a prefeituras de capitais. Em seguida vem o PSB, com 22 deputados e oito candidatos. Do PPS, que tem uma bancada de 21 deputados, sete estarão na disputa eleitoral. E do PSDB, cuja bancada tem 51 deputados e 12 senadores, sete deputados concorrerão em outubro, além do senador Teotônio Vilela, que disputará a prefeitura de Maceió (AL).

O Partido Liberal, do vice-presidente José Alencar, disputará as eleições de outubro com cinco deputados e com o senador Marcelo Crivella, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. A bancada liberal é composta de 44 deputados e três senadores.

Dos 52 deputados que compõem a bancada do PTB, nove são candidatos. E dos três senadores, apenas Dulciomar Costa disputará a prefeitura de Belém (PA). O PDT tem 12 deputados e em outubro, três estarão na disputa. O PV e o PSC, cada um com seis deputados, terão um candidato de cada partido nas próximas eleições.

Dos três vice-líderes do Governo na Câmara, dois são candidatos: Beto Albuquerque disputa a prefeitura de Porto Alegre e Vicente Cascione, a de Santos. Três líderes partidários também são candidatos: Custódio de Mattos (PSDB) em Juiz de Fora (MG); Dr. Hélio (PDT), em Campinas (SP); e Pastor Amarildo (PSC), que concorre a vice-prefeito em Palmas (TO).
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE GRAVE
Acidente com van escolar deixa dez crianças feridasí; duas estão em estado grave
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Rock é dopado, perde luta e Paixão é anunciado campeão
TRAGÉDIA NA CIDADE
Assassinato de 3 pessoas e um suicídio assusta moradores de cidade
MORTE TRAGICA
Mulher morre após ter 98% do corpo queimado ao acender churrasqueira
CRIME DESVENDADO
Autor do Crime da Mala é identificado 11 anos depois por exame de DNA
FAMOSIDADES
Neymar paga salário de quase R$ 50 mil por mês para cada parça
ATENTADO NA ESCOLA
Aluno esfaqueia professor em escola e se fere em seguida; aulas são suspensas
CAMPO BELO RESORT
Atenção Escolas, o Campo Belo Resort é o lugar perfeito para receber grupo escolar, VEJA COMO
FÁTIMA DO SUL - CACAU SHOW
Surpreenda quem você ama com lindas cestas na Cacau Show de Fátima do Sul
FALAM EM MILAGRE
Túmulo que verte água em cidade do Paraná intriga moradores. Não há explicação