Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Parlamentares têm até segunda para registrar candidatura

3 Jul 2004 - 08h44
Os parlamentares candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de outubro têm até as 19h de segunda-feira (5) para apresentar os requerimentos de registro de suas candidaturas nos cartórios eleitorais de seus respectivos municípios. Até a noite de ontem (2) estavam confirmadas as candidaturas de 94 parlamentares – 89 deputados e cinco senadores. Os juízes eleitorais têm até o dia 14 de agosto para julgar e publicar os registros ou indeferimentos das candidaturas.

Dos 94 parlamentares cujos nomes foram aprovados em convenções partidárias para disputar as eleições municipais, 36 são candidatos a prefeito ou vice-prefeito de capitais – 31 deputados e cinco senadores.

O partido com o maior número de candidatos é o PT: são 89 deputados, dos quais 21 candidatos a prefeitos ou vice. Dos 13 senadores petistas, apenas Ana Júlia Carepa é candidata a uma Prefeitura, a de Belém. Da bancada petista, 21% disputarão as eleições de outubro.

Segundo maior partido da Câmara, com 78 deputados, e o maior do Senado, com 22 senadores, o PMDB tem apenas 10 deputados que disputarão as eleições de outubro. Nenhum senador do partido se candidatou.

A bancada do PFL, que tem 63 deputados e 17 senadores, disputa as eleições com oito deputados e com o senador César Borges, em Salvador (BA). O PP tem a quarta bancada da Câmara, com 54 deputados, e cinco deles disputarão as eleições.

Proporcionalmente ao tamanho da bancada, o PCdoB é o partido com o maior número de candidatos. Dos nove deputados, quatro vão disputar as eleições de outubro – três concorrerão a prefeituras de capitais. Em seguida vem o PSB, com 22 deputados e oito candidatos. Do PPS, que tem uma bancada de 21 deputados, sete estarão na disputa eleitoral. E do PSDB, cuja bancada tem 51 deputados e 12 senadores, sete deputados concorrerão em outubro, além do senador Teotônio Vilela, que disputará a prefeitura de Maceió (AL).

O Partido Liberal, do vice-presidente José Alencar, disputará as eleições de outubro com cinco deputados e com o senador Marcelo Crivella, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. A bancada liberal é composta de 44 deputados e três senadores.

Dos 52 deputados que compõem a bancada do PTB, nove são candidatos. E dos três senadores, apenas Dulciomar Costa disputará a prefeitura de Belém (PA). O PDT tem 12 deputados e em outubro, três estarão na disputa. O PV e o PSC, cada um com seis deputados, terão um candidato de cada partido nas próximas eleições.

Dos três vice-líderes do Governo na Câmara, dois são candidatos: Beto Albuquerque disputa a prefeitura de Porto Alegre e Vicente Cascione, a de Santos. Três líderes partidários também são candidatos: Custódio de Mattos (PSDB) em Juiz de Fora (MG); Dr. Hélio (PDT), em Campinas (SP); e Pastor Amarildo (PSC), que concorre a vice-prefeito em Palmas (TO).
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIENCIA
A estranha imagem 'que se move' e intriga a internet
DOURADOS - UNIPAR EAD
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
ASSALTO A ONIBUS
Bandidos fortemente armados roubam três ônibus de turismo na BR-116
ACIDENTE FATAL
Mulher morre após colidir e capotar carro; veja vídeo
EMBRIAGADO
Condutor bêbado atropela duas crianças na calçada; menina de 7 anos morreu
NOVELA GLOBAL
'Minha mãe me usou, me prostituiu', lamenta Karola em 'Segundo sol'
SERÁ?
Bolsonora se assume candidato a ditador e oferece aos opositores a cadeia ou o exílio
DISPUTA ACIRRADA
Vox Populi: Distância cai para 6 pontos
AGRESSÃO
Justiça manda penhorar bens de Dado Dolabella para pagar indenização a camareira agredida
HOMICÍDIO - 17 TIROS
Empresário é morto com 17 tiros; acusados estão detidos