Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Parcerias visam fomentar ovinocultura em Maracaju e Dourados

28 Ago 2007 - 17h00
Ovinocultores de Dourados e Maracaju poderão impulsionar sua produção, através da implantação do Projeto Aprisco nos municípios. Na quinta-feira, 30 de agosto, às 16 horas, Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Maracaju assinam convênio de cooperação técnica para desenvolver a atividade na região. Em Dourados a assinatura aconteceu nesta terça-feira, 28.
 
Em Maracaju, o Aprisco começará com 32 produtores rurais e um rebanho estimado de 7.780 animais, sendo três mil matrizes, segundo dados do Instituo brasileiro de Geografia e estatística - IBGE. Já em Dourados, são 10 produtores rurais da Associação de Criadores de Ovino de Corte de Dourados, que tem rebanho estimado de 6.860 animais, sendo 840 matrizes.
 
A expectativa, de acordo com a médica veterinária Verônica Guglielme, é que daqui a um ano cada propriedade tenha pelo menos 300 fêmeas (matrizes), garantindo, em média, receita líquida mensal de R$1.500 reais. “O projeto tem vistas a melhorar a qualidade da carne do cordeiro e aumentar a produção. Assim, o produtor tem condições de fornecimento constante aos frigoríficos e lucratividade estável”.
 
O Projeto Aprisco atua com grupos de produtores de ovinos por meio de um sistema de produção voltado ao mercado de cordeiro para corte. O objetivo é melhorar o rendimento, evoluir a atividade na região e aumentar a rentabilidade do produtor, com a estruturação do padrão de criação.
 
Segundo o gestor do Projeto, Marcos Rodrigo de Faria, “o acompanhamento contínuo de pequenos produtores de ovinos reflete na produção de um cordeiro com mais qualidade, melhor aproveitamento da carcaça e conseqüente aumento da renda do produtor”.
 
O acompanhamento é feito por um agente de desenvolvimento rural – ADR, a partir de visitas mensais à propriedade. O trabalho consiste em levar informações quanto ao controle sanitário, zootécnico e gerencial. Além da carne, o intuito é aproveitar as vísceras e lã do animal.
 
Potencial da atividade – de acordo com dados do IBGE, o rebanho de ovinos no país está estimado em 16,5 milhões de cabeças, a atividade apresentou um aumento de 6,5% em 2006 em relação ao ano anterior. Na Região Centro-Oeste de 1996 a 2005, a produção cresceu cerca de 46,7%, sendo que Mato Grosso do Sul apresenta o maior rebanho da região, com cerca de 700 mil cabeças (54,6%).
 
O Projeto Aprisco foi criado pelo Sebrae Nacional com o objetivo de desenvolver a criação de cabras, bodes e ovelhas no nordeste brasileiro, região que concentra 69% do rebanho nacional. O Sebrae/MS aderiu ao projeto em agosto de 2004 e utilizou a concepção do Projeto Aprisco desenvolvido no nordeste, mas com adaptações locais.
 
 
Fátima News
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS