Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Para ser campeão na F-1, Felipe Massa desafia a história

28 Ago 2007 - 10h17

A terceira vitória de Felipe Massa nesta temporada deu novo ânimo ao ferrarista.

O triunfo no GP da Turquia, domingo, devolveu o brasileiro ao terceiro posto no Mundial de Pilotos. Foi sua segunda vitória seguida em Istambul, a segunda conquistada da pole.

Mas, com 15 pontos a menos que Lewis Hamilton, líder da classificação, Massa precisará muito mais que ânimo nas cinco corridas que ainda restam se quiser chegar ao título que o Brasil não conquista desde 1991, com Ayrton Senna.

Antes de alcançar o inglês na ponta da tabela, o ferrarista precisará primeiro superar o bicampeão Fernando Alonso, também da McLaren, que aparece em segundo e é o único piloto que marcou pontos nas 12 corridas disputadas.

E, para tornar as coisas ainda mais complicadas, as estatísticas apontam um cenário pouco favorável para uma virada.

Nos 57 anos de história da F-1, somente três vezes o piloto que se sagrou campeão estava em terceiro lugar ou abaixo na classificação do campeonato a cinco corridas do fim do ano, como é o caso de Massa agora.

Um alento: os três que conseguiram estavam em situação ainda pior que a do brasileiro, já que o sistema de pontuação era diferente e eles estavam mais abaixo na classificação.

O último a alcançar tal feito foi Alain Prost, na temporada de 1986. A cinco etapas do fim daquele Mundial, que renderia ao francês seu segundo título, ele ocupava o quarto posto na classificação. Estava 11 pontos atrás de Nigel Mansell, o líder.

Antes de Prost, em 1982, Keke Rosberg tinha feito ainda mais. Depois do GP da França, o finlandês aparecia na quinta colocação. Tinha 16 pontos de desvantagem para Didier Pironi. Uma vitória e dois pódios nas etapas restantes, aliadas ao fato de o francês não disputar as quatro provas finais, deram o título ao finlandês.

A primeira vez que a F-1 assistiu a uma arrancada assim foi no Mundial de 1964, que teve apenas dez corridas. Naquele ano, John Surtees ocupava o sétimo lugar ao término da primeira metade daquele campeonato. Estava 20 pontos atrás do então líder, Jim Clark.

Nas cinco corridas seguintes, Surtees venceu duas e foi segundo em duas, enquanto os rivais sofriam para chegar à zona de pontuação. Ao final do ano, o piloto inglês conquistou seu único título mundial na F-1.

Apesar de saber que terá uma missão difícil, Massa disse que a vitória foi um elemento importante de motivação. "Pra falar a verdade, nunca tive um campeonato [em que fui campeão] fácil", disse ele na Turquia. "E acho melhor assim."

E, assim como aconteceu em 2006, quando venceu em Istambul e foi recebido com festa em Monza, na corrida seguinte, espera que isso se repita no próximo dia 9, no GP da Itália.

"Essa é uma corrida muito especial para a gente. Espero que a gente possa repetir o resultado de Istambul para a alegria da equipe e dos tifosi."

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS