Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pará pode ser dividido em quatro Estados

13 Jul 2007 - 16h06
O Estado do Pará pode, no futuro, ser dividido em quatro. Circulam pelo Congresso três propostas de plebiscitos que consultariam a população paraense a respeito da criação dos Estados de Marajó, Carajás e Tapajós - este último já aprovado, dependendo apenas da homologação da assembléia e aprovação do presidente da República.
Carajás será o próximo. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto, de autoria de Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que em breve será submetido ao plenário. "O Pará tem o território de um país. O desenho geográfico atende à ética da colonização, e hoje temos uma realidade diferente", diz o deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), favorável à divisão.
Para Marinho, a criação de novos territórios beneficiaria a população pobre do Pará - o segundo maior Estado do país. "A população em torno de Belém recebe certo investimento. Mas fora disso, temos regiões que querem se emancipar, e é justo, porque eles passam muita dificuldade", afirma. O Estado tem hoje quase sete milhões de habitantes.
O Estado do Carajás englobaria o sul/sudeste paraense, região rica em minérios, assim como Tapajós, a oeste. Marajó é uma região que vive de turismo. A preocupação de alguns políticos é com relação ao Estado-mãe. "Ali, ficaria Belém e o nordeste do Estado, que vive de farinha de tapioca, produção que não leva a lugar algum", diz o senador Mário Couto (PSDB-PA). Couto afirma que a divisão é necessária, mas que a criação de novos três territórios prejudicaria o entorno da capital: "O ideal seria que ficasse Pará do norte e Pará do sul" - como aconteceu com o Mato Grosso, dividido em 1977.
Um projeto como esse tem suas implicações e interesses políticos. "Tem muita gente interessada porque seriam mais governadores, mais senadores, mais deputados", diz Mário Couto. Zequinha Marinho critica: "Temos muitos governantes que não conhecem o Estado. De Belém a Novo Progresso são 2.000 quilômetros. Até Faro, são 1.800 quilômetro. Isso não é justo", afirma.
Os projetos circulam em Brasília, mas as divisões só acontecerão se forem aprovadas em plebiscitos frente à população paraense. "A pobreza somada às distâncias, que são imensas, faz com que a representação popular dessas regiões defenda a divisão", diz o deputado Zequinha.
O senador Mário Couto faz as contas: as regiões que virariam novos territórios - e teoricamente teriam mais interesse nas divisões - somam quase três milhões de habitantes, pouco menos da metade da população do Pará. "Vai ser pau a pau, e a população precisa saber que a mudança depende dela."
 
 
Terra Magazine
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS