Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 20 de março de 2019
prefeitura VICENTINA Março 2019
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Outro rapaz é internado por usar anabolizante

27 Set 2004 - 08h56

A ambição por músculos inflados e por tórax delineado levou mais um jovem ao hospital. Roniel da Silva Lima, 18 anos, morador de Sobradinho II, deu entrada no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), no início da tarde de sábado, com dor intensa no tórax, taquicardia, febre, náuseas e desidratação. O motivo: uso de anabolizante via intra-muscular, segundo informou o próprio paciente hora do atendimento. ‘‘Ele também estava emocionalmente abalado e agressivo’’, conta o administrador do HRS, Ronaldo Teodoro de Araújo.

Neste domingo, já na enfermaria, Roniel apresentava inchaço no tórax, mas estava fora de risco. ‘‘O paciente encontra-se sob medicação para desintoxicação’’, esclareceu Ronaldo. O médico explicou que o atendimento foi realizado com base nas informações de Roniel. ‘‘Mas realizamos vários exames, que serão encaminhados ao Laboratório Central para confirmação do tipo de substância que provocou os sintomas no jovem.’’

Roniel não quis dar entrevistas, mas colaborou com a equipe médica. ‘‘Ele contou que faz uso da substância ADE há mais de oito meses. A última aplicação teria sido cinco dias atrás’’, explicou Ronaldo. Ainda de acordo com informações do paciente, Roniel fazia auto-aplicação da substância — comprada em uma loja de avicultura e produtos veterinários de Sobradinho. Ele teria aprendido a usar o produto numa academia de ginástica.

O ADE — um complexo de vitaminas A, D3 e E, muito conhecido entre os usuários de anabolizantes — é um suplemento veterinário, usado especialmente em bovinos, suínos e caprinos. Na fórmula de alguns medicamentos, o complexo está associado a antioxidantes e minerais e estimula o ganho de peso. Mas ADE também pode ser o apelido do Estigor, produto veterinário fabricado na Argentina e que leva vitaminas A, D e E e nandrolona — vetado pelo governo brasileiro desde 2001.

O Estigor foi a substância usada por seis jovens de Padre Bernardo (GO), entre 15 e 25 anos. Eles ficaram internados no Hospital de Base do Distrito Federal, no início do mês, com reações alérgicas decorrentes da aplicação da droga. Um deles, Jackson Vieira de Souza, 21, que chegou injetar 80 ml em cada braço, morreu após uma semana em coma.

Investigação
A família de Roniel não tinha conhecimento que o rapaz fazia uso da substância. ‘‘Só fiquei sabendo porque três dias antes de ser internado ele passou muito mal. Tinha febre e dor de garganta. Também notei que os braços estavam muito inchados e vermelhos. Ele não comia, passava o dia inteiro deitado. Na manhã de sábado, acabou contando que havia aplicado o ADE. Mas disse que havia sido uma única vez, há seis meses’’, conta Raquel da Silva Lima, 22 anos, irmã de Roniel.

O caso é investigado pela 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). Os agentes foram ontem até a casa de Roniel, mas não encontraram vestígios do produto. ‘‘Vamos colher o depoimento dele para saber as circunstância de uso do produto. Também pediremos laudo de exame de corpo delito para constatar se a substância encontrada no organismo de Roniel é autorizada pelo Ministério da Agricultura’’, explica a delegada de plantão da 13ªDP Roseliane Borges de Araújo. ‘‘Se o produto for para uso veterinário e não tiver registro no Ministério da Agricultura, quem o vendeu cometeu crime’’, adianta Roseliane.

Na semana passada, Rafael Nunes de Oliveira, 22 anos, conhecido como Rafael Bombado, foi indiciado por homicídio qualificado, na modalidade dolo eventual. O morador de Brazlândia é acusado de vender o anabolizante usado pelos jovens de Padre Bernardo.

SINTOMAS
- Aumento rápido de massa muscular
- Acne
- Crescimento das mamas nos homens (ginecomastia)
- Alteração no humor, irritabilidade
- Insônia
- Masculinização das mulheres, com engrossamento da voz, crescimento de pêlos faciais, irregularidade menstrual e diminuição dos seios
- Horas em academias de ginástica
- Narcisismo (culto excessivo à imagem)
- Problemas renais

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Aos 58 anos, atriz Tássia Camargo sofre infarto e está na UTI de Hospital em Portugal
ASSÉDIO SEXUAL
Homem é morto a tiros após assediar mulher casada
FATALIDADE
Mulher morre ao cair de pé de abacate e bater cabeça na linha do trem
MANIACO SEXUAL
Pai flagra estupro da filha dentro de casa usando o celular, suspeito foi preso
FAMOSIDADES
Quem era Bettina antes do R$ 1 Milhão: Ela foi professora de balé, modelo e panfleteira
MENTOR DO MASSACRE
Polícia de Suzano apreende menor suspeito de planejar ataque
INTERNADO
Criança de 4 anos cai em poço de cinco metros de profundidade
RESGATADO
Cão abandonado em ilha estava sendo comido vivo por urubus
SEXTUPLOS
Americana dá à luz seis bebês em nove minutos
TRAGÉDIA EVITADA
Garoto de 11 anos leva faca na mochila para matar colega no ônibus escolar