Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 25 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
OTIMISMO

Otimismo do brasileiro atinge maior nível desde 2001

3 Set 2010 - 05h15Por Folha

O otimismo do brasileiro subiu 2,1% em agosto ante julho e atingiu o maior nível desde 2001, informou nesta quinta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo a entidade, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) atingiu 119,3 pontos em agosto. Valores acima de 100 indicam expectativa positiva.  

Em julho, o Inec havia ficado em 116,8 pontos. O maior valor já registrado pelo índice, cuja série histórica começou em 2001, foi o de dezembro do ano passado, quando ficou em 117,2 pontos. Segundo a CNI, o resultado foi puxado pelas expectativas de queda do desemprego e da inflação. O indicador que mede a evolução do desemprego para os próximos seis meses teve alta de 8,6% em agosto, atingindo o maior valor da série histórica. Segundo os métodos estatísticos da CNI, quanto mais alto for esse valor, mais ele indica a redução do desemprego e aumento de contratações com carteira assinada.

Já o otimismo dos entrevistados em relação à inflação subiu 8% em agosto ante julho, o que indica aumento da quantidade de consumidores que esperam uma redução do ritmo de alta dos preços. É o quatro crescimento seguido desse indicador, o que demonstra que o medo da elevação de preços ocasionada pelo cenário dos alimentos no começo do ano parece estar se dissipando.

Também houve alta nas expectativas sobre a situação financeira, de 0,7% em agosto, e no otimismo sobre compras de bens de maior valor (0,8%). Para a CNI, esses avanços modestos podem ser lidos como estabilidade. Contudo, reduziu o número de consumidores que reduziram as dívidas e esperam aumento nos rendimentos.

O Inec é uma pesquisa mensal elaborada pela CNI e realizada pelo Ibope Inteligência. Foram ouvidas 2.002 pessoas entre 18 e 21 de agosto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'
EMOÇÃO DEMAIS
Idoso passa mal e morre em palco ao ganhar carro em sorteio
MÚSICA
Marilia Mendonça recorda foto de antes da fama com Cristiano Araújo: 'Saudade'
INFANTICIDIO
Mãe de garotinha morta em Arapongas apanha na cadeia e confirma abusos e agressões – OUÇA ÁUDIO
MORTE ABSURDA
Mulher é morta a tiros após briga por levar bolo e não salgado a festa
AFOGAMENTO
Criança de 8 anos morre afogada ao cair em represa de pesqueiro
CAMPEÃ DO MUNDO FUTSAL
Não deu na Copa, mas deu no Futsal: Campeãs mundiais
RESPIRA POR APARELHOS
Hospital divulga boletim sobre estado de filho de Huck e Angélica
FAMOSIDADES
Filho de Angélica e Luciano Huck sofre acidente com wakeboard em Ilha Grande