Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Oportunidades de mestrado buscam reduzir disparidade no MS

27 Set 2010 - 12h11Por Diário MS
Cursar um mestrado ou doutorado no Brasil, e ainda no Mato Grosso do Sul, é um desafio para muitos jovens que saem da graduação em busca de maior capacitação. No ano de 2009, segundo dados da Capes, o MS ganhou 521 novos mestres, dado que representa menos de 2% do total formado no País (27.192). No mesmo ano, o estado de Pernambuco, por exemplo, registrou praticamente o dobro de mestres que nosso Estado (1096).

Buscando atuar nessa deficiência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, definiu como meta, atingir até 2013 o quantitativo de quatro mestrados e a elaboração de um programa de doutorado.

A boa notícia é que a Universidade, que já dispõe de três cursos de mestrado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (30/09), oferecendo cursos gratuitos e de qualidade. Atualmente todos os mestrandos da UEMS que não possuem vínculo empregatício ganham bolsa de estudo, sendo grandes as chances de que os próximos também a tenham.

Os cursos oferecidos atualmente são de Agronomia e Zootecnia, da Unidade de Aquidauana; e o Mestrado em Recursos Naturais da Unidade de Dourados.

O mestrado em Agronomia com ênfase em Produção vegetal, o primeiro a ser oferecido pela UEMS, em 2009, oferece 18 vagas e possui três linhas de pesquisa: Tecnologias em produção vegetal no cerrado e no pantanal, Manejo fitossanitário em sistemas de produção e Manejo e conservação do solo e da água no cerrado e pantanal. O edital do Programa você acessa em http://www.uems.br/pgagro.

O mestrado em Zootecnia, área de concentração Produção Animal no Cerrado-Pantanal, oferece 15 vagas anuais e atua nas linhas de Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal. Para acessar o edital visite o site http://www.uems.br/pgzoo.

O Mestrado em Recursos Naturais, com perfil interdisciplinar, tem como linhas de pesquisa os temas Ambientes Naturais, Produtos Naturais e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Para visualizar o edital de Recursos Naturais, acesse http://www.uems.br/pgrn.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat