Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Oportunidades de mestrado buscam reduzir disparidade no MS

27 Set 2010 - 12h11Por Diário MS
Cursar um mestrado ou doutorado no Brasil, e ainda no Mato Grosso do Sul, é um desafio para muitos jovens que saem da graduação em busca de maior capacitação. No ano de 2009, segundo dados da Capes, o MS ganhou 521 novos mestres, dado que representa menos de 2% do total formado no País (27.192). No mesmo ano, o estado de Pernambuco, por exemplo, registrou praticamente o dobro de mestres que nosso Estado (1096).

Buscando atuar nessa deficiência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, definiu como meta, atingir até 2013 o quantitativo de quatro mestrados e a elaboração de um programa de doutorado.

A boa notícia é que a Universidade, que já dispõe de três cursos de mestrado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (30/09), oferecendo cursos gratuitos e de qualidade. Atualmente todos os mestrandos da UEMS que não possuem vínculo empregatício ganham bolsa de estudo, sendo grandes as chances de que os próximos também a tenham.

Os cursos oferecidos atualmente são de Agronomia e Zootecnia, da Unidade de Aquidauana; e o Mestrado em Recursos Naturais da Unidade de Dourados.

O mestrado em Agronomia com ênfase em Produção vegetal, o primeiro a ser oferecido pela UEMS, em 2009, oferece 18 vagas e possui três linhas de pesquisa: Tecnologias em produção vegetal no cerrado e no pantanal, Manejo fitossanitário em sistemas de produção e Manejo e conservação do solo e da água no cerrado e pantanal. O edital do Programa você acessa em http://www.uems.br/pgagro.

O mestrado em Zootecnia, área de concentração Produção Animal no Cerrado-Pantanal, oferece 15 vagas anuais e atua nas linhas de Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal. Para acessar o edital visite o site http://www.uems.br/pgzoo.

O Mestrado em Recursos Naturais, com perfil interdisciplinar, tem como linhas de pesquisa os temas Ambientes Naturais, Produtos Naturais e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Para visualizar o edital de Recursos Naturais, acesse http://www.uems.br/pgrn.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal