Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Oportunidades de mestrado buscam reduzir disparidade no MS

27 Set 2010 - 12h11Por Diário MS
Cursar um mestrado ou doutorado no Brasil, e ainda no Mato Grosso do Sul, é um desafio para muitos jovens que saem da graduação em busca de maior capacitação. No ano de 2009, segundo dados da Capes, o MS ganhou 521 novos mestres, dado que representa menos de 2% do total formado no País (27.192). No mesmo ano, o estado de Pernambuco, por exemplo, registrou praticamente o dobro de mestres que nosso Estado (1096).

Buscando atuar nessa deficiência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de seu Plano de Desenvolvimento Institucional, definiu como meta, atingir até 2013 o quantitativo de quatro mestrados e a elaboração de um programa de doutorado.

A boa notícia é que a Universidade, que já dispõe de três cursos de mestrado, está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (30/09), oferecendo cursos gratuitos e de qualidade. Atualmente todos os mestrandos da UEMS que não possuem vínculo empregatício ganham bolsa de estudo, sendo grandes as chances de que os próximos também a tenham.

Os cursos oferecidos atualmente são de Agronomia e Zootecnia, da Unidade de Aquidauana; e o Mestrado em Recursos Naturais da Unidade de Dourados.

O mestrado em Agronomia com ênfase em Produção vegetal, o primeiro a ser oferecido pela UEMS, em 2009, oferece 18 vagas e possui três linhas de pesquisa: Tecnologias em produção vegetal no cerrado e no pantanal, Manejo fitossanitário em sistemas de produção e Manejo e conservação do solo e da água no cerrado e pantanal. O edital do Programa você acessa em http://www.uems.br/pgagro.

O mestrado em Zootecnia, área de concentração Produção Animal no Cerrado-Pantanal, oferece 15 vagas anuais e atua nas linhas de Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal. Para acessar o edital visite o site http://www.uems.br/pgzoo.

O Mestrado em Recursos Naturais, com perfil interdisciplinar, tem como linhas de pesquisa os temas Ambientes Naturais, Produtos Naturais e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Para visualizar o edital de Recursos Naturais, acesse http://www.uems.br/pgrn.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho