Menu
SADER_FULL
quinta, 23 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Operação resgata 39 trabalhadores em carvoaria em Aquidauana

3 Jul 2007 - 13h00

Uma operação conjunta do MPT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e PMA (Polícia Militar Ambiental) resultou ontem no resgate de 39 trabalhadores encontrados em situação degradante na carvoaria da Fazenda Pouso Alto, localizada a 40 quilômetros de Aquidauana, na estrada para Rio Negro.

De acordo com a PMA, dos 39 trabalhadores, quatro eram de Minas Gerais e receberam o pagamento das verbas rescisórias no último dia 26. Os outros 35 carvoeiros resgatados são da região de Aquidauana, dentre os quais foram identificados um índio Terena, da aldeia Limão Verde, e um adolescente.

O procurador do trabalho, Jonas Ratier Moreno, disse que as condições de trabalho eram extremamente degradante. Os trabalhadores foram encontrados sem registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), sem equipamentos de proteção individual (EPIs), não tinham água potável para beber (buscavam água em lagoa próxima que também servia o gado) e estavam alojados em locais inadequados; oito deles em barracos de lona. A carvoaria fornecia carvão para a siderúrgica de Aquidauana.

“A carvoaria foi interditada pela fiscalização do trabalho e sua produção será retomada somente quando o proprietário cumprir as recomendações do laudo técnico de interdição, especialmente, a adequação do meio de produção e das instalações”, explica Moreno.

Divulgação

O pagamento das rescisões dos trabalhadores foi feito pelo procurador do trabalho, Celso Henrique Fortes, na Agência Regional do Trabalho de Aquidauana, totalizando R$ 55 mil. O proprietário da fazenda, Paulo Rogério Sumaia, foi autuado pela fiscalização do trabalho e responderá perante o Ministério Público do Trabalho por meio de procedimento administrativo já instaurado.

 

 

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias
CONCORRENCIA
Padre Fabio de Mello reclama de Bradesco na internet e é disputado por concorrentes
TRAGEDIA NO CHILE II
Morta com a família no Chile, jovem havia ganhado viagem de presente de 15 anos
MILIONARIO
Aposta de Aramina-SP fatura mais de R$ 11 milhões na Mega-Sena
TRAGÉDIA NO CHILE
Seis brasileiros são achados mortos em apartamento em Santiago, no Chile
BARBÁRIE
Mulher sobrevive a tentativa de feminicídio, mas fica tetraplégica
MAIOR PEDRA DO MUNDO
Homem de 51 anos passa por cirurgia e tem pedra de 1,3 Kg na bexiga