Menu
SADER_FULL
quinta, 22 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

ONU decide criar painel sobre a biodiversidade do planeta

15 Jun 2010 - 15h35Por Terra

Um painel aos moldes do IPCC, que é voltado para as mudanças climáticas, será criado pela Organização das Nações Unidas até 2011 com foco na biodiversidade. O objetivo é diminuir a distância entre a comunidade científica e a ação política necessária para deter a grave perda dos ecossistemas do planeta.

A criação do Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema (IPBES, na sigla em inglês) foi definida na segunda-feira, 14 de junho, depois de reunião entre mais de 230 delegados de 85 países em Busan, na Coreia do Sul. O desenvolvimento do IPBES inclui a produção de publicações referentes à literatura científica do tema, com o objetivo de fornecer informação de excelência a governantes de todo o mundo.

"Em essência, o que se busca é conciliar desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Para isso, é crucial dispor de entendimento confiável, legítimo e politicamente relevante sobre biodiversidade e serviços ambientais", acrescentou Steiner.

Negociações
A ideia de formar o IPBES seguiu à publicação do relatório da ONU Avaliação do Milênio sobre Ecossistemas, publicado em 2005, que concluiu que as atividades humanas estão comprometendo a capacidade da Terra de sustentar as gerações futuras. As negociações que resultaram no acordo de Busan começaram em Paris, um ano depois. A implementação do novo painel será formalizada na 65ª sessão anual da Assembléia Geral da ONU, em setembro, e na reunião de ministros que será realizada pelo Pnuma, em 2011.

Um documento que certamente irá frequentar as publicações do IPBES é o intitulado A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês), que reúne experiências, conhecimentos e habilidades em nível mundial nos campos da ciência, economia e política de modo a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica. Os resultados finais do estudo serão apresentados em outubro, durante a décima Conferência das Partes da ONU sobre Biodiversidade (COP10), em Nagoya (Japão).

Deixe seu Comentário

Leia Também

OS MAIS BEM PAGOS
Conheça os atletas mais bem pagos da temporada
SAIR DO SUFOCO
Empréstimo pessoal com garantia facilita quitação de dívidas
E AÍ QUAL DAS DUAS OPÇÃO - VEJA
Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna?
COVARDIA
Pai é preso acusado de agredir o filho de apenas cinco meses
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': León destrói rosto de Valentina e ela descobre o segredo da fonte
TERRORISMO
Bolsonaro sofre ameaças de morte em vídeos na internet
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele