Menu
SADER_FULL
terça, 23 de abril de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

ONU decide criar painel sobre a biodiversidade do planeta

15 Jun 2010 - 15h35Por Terra

Um painel aos moldes do IPCC, que é voltado para as mudanças climáticas, será criado pela Organização das Nações Unidas até 2011 com foco na biodiversidade. O objetivo é diminuir a distância entre a comunidade científica e a ação política necessária para deter a grave perda dos ecossistemas do planeta.

A criação do Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema (IPBES, na sigla em inglês) foi definida na segunda-feira, 14 de junho, depois de reunião entre mais de 230 delegados de 85 países em Busan, na Coreia do Sul. O desenvolvimento do IPBES inclui a produção de publicações referentes à literatura científica do tema, com o objetivo de fornecer informação de excelência a governantes de todo o mundo.

"Em essência, o que se busca é conciliar desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Para isso, é crucial dispor de entendimento confiável, legítimo e politicamente relevante sobre biodiversidade e serviços ambientais", acrescentou Steiner.

Negociações
A ideia de formar o IPBES seguiu à publicação do relatório da ONU Avaliação do Milênio sobre Ecossistemas, publicado em 2005, que concluiu que as atividades humanas estão comprometendo a capacidade da Terra de sustentar as gerações futuras. As negociações que resultaram no acordo de Busan começaram em Paris, um ano depois. A implementação do novo painel será formalizada na 65ª sessão anual da Assembléia Geral da ONU, em setembro, e na reunião de ministros que será realizada pelo Pnuma, em 2011.

Um documento que certamente irá frequentar as publicações do IPBES é o intitulado A Economia de Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês), que reúne experiências, conhecimentos e habilidades em nível mundial nos campos da ciência, economia e política de modo a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica. Os resultados finais do estudo serão apresentados em outubro, durante a décima Conferência das Partes da ONU sobre Biodiversidade (COP10), em Nagoya (Japão).

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRÔNICA DA SEMANA
CRÔNICA DA SEMANA: 'Precisamos redescobrir o Brasil', por Luciano Gazola
CRUELDADE
Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta
MORTE TRÁGICA
Adolescente de 13 anos morre após sofrer queda de bicicleta
ESTAVA FORAGIDO
Homem que matou esposa na Sexta-feira Santa morre em acidente 03 dias depois
FEMINICIDIO
Advogada é assassinada a facadas por marido após discussão
100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante