Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

OMS alerta que gripe do frango pode virar epidemia

25 Nov 2004 - 09h45
A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que a gripe do frango está prestes a se transformar em epidemia generalizada, que pode atingir 30% da população mundial. "Existem estudos que situam o número de mortes entre dois e sete milhões. E o total de pessoas afetadas, em milhões, já que de 25% a 30% cairão doentes", disse Klaus Stohr, coordenador do programa da OMS para o controle da gripe do frango.

A advertência foi feita em Bangcoc no início de uma conferência de dois dias com a participação dos ministros da Saúde da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Coréia do Sul, Hong Kong e Japão, para garantir a cooperação na luta contra a gripe do frango. A reunião, promovida pela OMS, é realizada quando ainda na Ásia são registrados esporádicos surtos da gripe do frango, que causou 20 mortes no Vietnã e outras 12 na Tailândia desde o início do ano.

"Este vírus é, certamente, o que tem mais probabilidades de ser o causador da epidemia", destacou o especialista da OMS. Os ministros da Saúde esperam aprovar um documento no qual detalham os preparativos e as medidas de controle e acompanhamento que os 14 governos participantes deverão adotar para erradicar a gripe avícola.

A OMS informará os participantes sobre o estado da pesquisa de uma vacina para proteger os seres humanos da gripe do frango que, em princípio, pode começar a ser testada na Tailândia em 2007. "O assunto da vacina é extremamente complicado em termos de produção e efetividade", observou o representante da OMS na Tailândia, William Aldis.

Na conferência também estão presentes especialistas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, assim como da Organização Mundial de Saúde Animal, que participaram da elaboração do documento. As autoridades de saúde da Tailândia admitiram que irão demorar pelo menos três anos para erradicar a gripe do frango no setor avícola nacional, apesar das medidas de controle que já são adotadas, como o sacrifício das aves doentes ou em perigo de contrair a doença.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVOLTANTE
O Brasil que escreve sua história com sangue de crianças
FINAL
Saiba qual será o final surpreendente de Apocalipse na Record
ENTRETENIMENTO - SAÚDE
Padre Fábio de Melo sofre da síndrome do pânico e fala como administra a doença
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Laureta revela para a família de Rosa que ela é prostituta
GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo