Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Olimpíada de matemática vai abrir o ano letivo 2005

22 Dez 2004 - 13h52
 

A Primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas marcará, em 15 de fevereiro, o início do ano letivo no país. Destinada aos alunos do ensino fundamental e médio, a olimpíada premiará alunos, professores, escolas e municípios, numa iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio da Petrobras e dos Correios.

Segundo Lúcia Helena Lodi, diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, o objetivo é criar um ambiente favorável e descontraído ao ensino da matemática. "É uma oportunidade para crianças e jovens com talento serem reconhecidos. Outro propósito é incentivar o aperfeiçoamento dos professores", disse Lúcia Helena. A prática ocorre com freqüência no Ceará, no Piauí, em Sergipe e em Goiás.

A olimpíada, segundo Lúcia Helena, terá três níveis. O primeiro, para alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental; o segundo, para os da sétima e da oitava; o terceiro, para estudantes do ensino médio. Na primeira fase, participam alunos das escolas inscritas. Serão aplicadas provas de múltipla escolha, com questões objetivas. Na segunda, participarão apenas os alunos selecionados na primeira. Pelas estimativas, 5% dos alunos alcançarão a segunda etapa.

Prêmios - Serão três tipos de premiação, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Premiados e professores ganharão uma bolsa de iniciação científica e farão cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. A bolsa será oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos 300 alunos premiados com a medalha de ouro.

Os cem professores com o maior número de alunos premiados ganharão estágio de 15 dias no Impa. Para as cem escolas com o maior número de alunos premiados, estarão reservados laboratórios de computação, além do certificado. Uma quadra de esportes e o certificado serão concedidos aos 50 municípios com o maior número de alunos ganhadores. A olimpíada vai distribuir mais cinco quadras de esportes, uma para cada região do país.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS