Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Olimpíada de matemática vai abrir o ano letivo 2005

22 Dez 2004 - 13h52
 

A Primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas marcará, em 15 de fevereiro, o início do ano letivo no país. Destinada aos alunos do ensino fundamental e médio, a olimpíada premiará alunos, professores, escolas e municípios, numa iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio da Petrobras e dos Correios.

Segundo Lúcia Helena Lodi, diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, o objetivo é criar um ambiente favorável e descontraído ao ensino da matemática. "É uma oportunidade para crianças e jovens com talento serem reconhecidos. Outro propósito é incentivar o aperfeiçoamento dos professores", disse Lúcia Helena. A prática ocorre com freqüência no Ceará, no Piauí, em Sergipe e em Goiás.

A olimpíada, segundo Lúcia Helena, terá três níveis. O primeiro, para alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental; o segundo, para os da sétima e da oitava; o terceiro, para estudantes do ensino médio. Na primeira fase, participam alunos das escolas inscritas. Serão aplicadas provas de múltipla escolha, com questões objetivas. Na segunda, participarão apenas os alunos selecionados na primeira. Pelas estimativas, 5% dos alunos alcançarão a segunda etapa.

Prêmios - Serão três tipos de premiação, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Premiados e professores ganharão uma bolsa de iniciação científica e farão cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. A bolsa será oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos 300 alunos premiados com a medalha de ouro.

Os cem professores com o maior número de alunos premiados ganharão estágio de 15 dias no Impa. Para as cem escolas com o maior número de alunos premiados, estarão reservados laboratórios de computação, além do certificado. Uma quadra de esportes e o certificado serão concedidos aos 50 municípios com o maior número de alunos ganhadores. A olimpíada vai distribuir mais cinco quadras de esportes, uma para cada região do país.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVOLTANTE
O Brasil que escreve sua história com sangue de crianças
FINAL
Saiba qual será o final surpreendente de Apocalipse na Record
ENTRETENIMENTO - SAÚDE
Padre Fábio de Melo sofre da síndrome do pânico e fala como administra a doença
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Laureta revela para a família de Rosa que ela é prostituta
GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo