MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 21 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
22 de Dezembro de 2004 13h52

Olimpíada de matemática vai abrir o ano letivo 2005

 

A Primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas marcará, em 15 de fevereiro, o início do ano letivo no país. Destinada aos alunos do ensino fundamental e médio, a olimpíada premiará alunos, professores, escolas e municípios, numa iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio da Petrobras e dos Correios.

Segundo Lúcia Helena Lodi, diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, o objetivo é criar um ambiente favorável e descontraído ao ensino da matemática. "É uma oportunidade para crianças e jovens com talento serem reconhecidos. Outro propósito é incentivar o aperfeiçoamento dos professores", disse Lúcia Helena. A prática ocorre com freqüência no Ceará, no Piauí, em Sergipe e em Goiás.

A olimpíada, segundo Lúcia Helena, terá três níveis. O primeiro, para alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental; o segundo, para os da sétima e da oitava; o terceiro, para estudantes do ensino médio. Na primeira fase, participam alunos das escolas inscritas. Serão aplicadas provas de múltipla escolha, com questões objetivas. Na segunda, participarão apenas os alunos selecionados na primeira. Pelas estimativas, 5% dos alunos alcançarão a segunda etapa.

Prêmios - Serão três tipos de premiação, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Premiados e professores ganharão uma bolsa de iniciação científica e farão cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. A bolsa será oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos 300 alunos premiados com a medalha de ouro.

Os cem professores com o maior número de alunos premiados ganharão estágio de 15 dias no Impa. Para as cem escolas com o maior número de alunos premiados, estarão reservados laboratórios de computação, além do certificado. Uma quadra de esportes e o certificado serão concedidos aos 50 municípios com o maior número de alunos ganhadores. A olimpíada vai distribuir mais cinco quadras de esportes, uma para cada região do país.

Comentários
Veja Também
BANNER_LATERAL_ASSOMASUL
MBO_SEGURANÇA_300
LÉO_GÁS_300
Últimas Notícias
  
HERBALIFE_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.