SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 19 de Fevereiro de 2018
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
25 de Maio de 2010 06h01

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 7 de junho

Agência Brasil

Professores da educação básica da rede pública têm até 7 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso, promovido pelo Ministério da Educação junto com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e se destina a alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas via internet.

Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O lugar Onde Vivo. Para os estudantes dos 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos dos 7º e 8° anos participam com dissertações do tipo memória. Os concorrentes do 9° ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio escreverão crônicas e os estudantes do 2° e 3° anos do ensino médio participam com artigos de opinião.

A última edição da olimpíada teve a participação de 6 milhões de alunos, com mais de 200 mil professores inscritos. Os educadores interessados em participar devem verificar primeiro se a secretaria de educação do seu município aderiu à competição, o que pode ser feito na internet. Até a última semana, 5.020 municípios, 49.979 escolas e 115.360 professores tinham se inscrito para participar do concurso.

Uma delas é Sônia Pereira, professora da escola estadual Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina (MS). Em 2008 ela foi uma das vencedoras da Olimpíada e acredita que a participação no concurso melhora o interesse dos alunos pela disciplina.

“No início, eles relutaram um pouco. Mas depois eles gostaram e foi até difícil no final escolher os melhores textos”, conta.

Os professores inscritos recebem um material didático para trabalhar a produção de texto em sala de aula a partir de oficinas. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos que disputam uma seleção municipal. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.

Professores e alunos que chegam à etapa nacional recebem medalhas e microcomputadores. Os classificados em etapas anteriores também ganham medalhas, além de livros e aparelhos de som. Mais informações podem ser obtidas no site do concurso ou pelo telefone 0800 771 9310.

 

Comentários
Veja Também
LOJA_02
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
SADER_LATERAL
Últimas Notícias
  
G&L
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.