Menu
SADER_FULL
quarta, 26 de junho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Óleo diesel lidera lista de produtos mais vendidos em 2005

31 Mai 2007 - 05h50
O óleo diesel liderou em termos de valor a lista de produtos vendidos pela indústria brasileira em 2005, com valor total comercializado de R$ 40 bilhões, segundo a Pesquisa Anual da Indústria, elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior parte das vendas ocorreu em São Paulo, Paraná e Bahia.

Entre 2000 e 2005, o óleo bruto de petróleo passou da 99ª posição para oitava, com base no ganho de importância do produto na pauta de exportações. A pesquisa investigou cerca de 3.600 itens, cujas vendas totalizaram R$ 1,1 trilhão.

A pesquisa mostra que, entre 2000 e 2005, a categoria de bens intermediários --insumos para produção-- incrementou sua participação nas vendas de 55,0%, em 2000, para 57,9%, em 2005. Segundo Silvio Sales, da Coordenação de Indústria do IBGE, o movimento está associado ao maior dinamismo das exportações brasileiras, sobretudo do setor de commodities. "As exportações brasileiras são diversificadas, mas ainda são muito caracterizadas por semi-manufaturados [ferro, celulose, couros e peles]", disse.

Com impulso da exportação de veículo, os bens de consumo duráveis também aumentaram a fatia nas vendas em 0,8 ponto percentual para 8,8%.

Os bens de capital, por outro lado, apresentaram uma queda significativa no período de 66,6% para 57,4%. Segundo Sales, embora tenha havido aumento da quantidade produzida de caminhões, aviões, tratores, computadores de mesa, o preço desses produtos caiu.

"O setor de Material de Escritório e Informática vem crescendo sobretudo porque é fortemente importador e vem sendo favorecido pelo real valorizado, mas se torna um segmento de montagem de equipamentos", disse.

 

 

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Acadêmico de Medicina morre com suspeita de dengue hemorrágica
INSTINTO ASSASSINO
Jovem leva 23 perfurações pelo corpo dois dias após se separar e fica em coma induzido
CRUELDADE
Adolescentes torturam e matam garota por causa de ciúmes, divulgam vídeo e são apreendidas
HABEAS CORPUS
Segunda Turma do STF mantém Lula preso
TRAGEDIA NA RODOVIA
Uma pessoa morre e cinco feridos após carro da Secretaria de Saúde bater em caminhão
ESCRAVIDÃO
Mulher era mantida em cárcere privado por 20 anos
MONSTRUOSIDADE
Bebê de 9 meses é estuprado e espancado até a morte
QUADRO ESTÁVEL
Após acidente e cirurgia às pressas, Filho de Huck e Angélica deixa UTI
CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'