Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Oficina homenageia escritores em Dourados

23 Abr 2007 - 17h25
Aconteceu no último sábado, 21, em Dourados, a "I Oficina de Incentivo à Leitura e à Informação", promovida pela Sala de Leitura dos Correios de Dourados, que teve como tema "O Encontro de Gerações da Literatura e Poesia Douradense". O evento foi voltado para os funcionários dos Correios e seus dependentes. Esta foi a primeira oficina em Dourados e, à exemplo daquelas já realizadas em Campo Grande, o objetivo é estimular o hábito da leitura entre os empregados da ECT. Em Dourados, os fucionários dos Correios já contam com uma "Sala de Leitura", um local onde ficam disponíveis livros didáticos, técnicos e de literatura. Esta é a segunda sala aberta pelos Correios no estado, sendo a primeira na capital.
 
Dentro do clima do tema, foram homenageados na ocasião o poeta Emmanuel Marinho e o escritor José Pereira Lins, dois destaques na produção literária na região de Dourados. Para o diretor regional da ECT, João Rocha, "os dois expressam a tradição e o novo na literatura douradense, representam esse encontro salutar de gerações que engrandecem nossa literatura regional."
 
Durante a homenagem, o poeta Emmanuel Marinho aproveitou para declamar um poema inédito de sua autoria e disse ter ficado emocionado com a homenagem recebida. Já o escritor José Lins fez mençao sobre a importância da leitura na vida das pessoas, contando que começou a estudar apenas com dezoito anos de idade e desde então tomou gosto pela leitura. O professor aproveitou para elogiar o trabalho de Emannuel Marinho, que no seu entender é um artista completo e que tem muito orgulho dele ser douradense.
 
O editor da revista literária Arandu, Nicanor Coelho, também presente, destacou a importência da leitura e da literatura, enaltecendo a iniciativa dos Correios.
 
Feira da Qualidade de Vida - Junto com a Oficina de Leitura foi realizada a "Feira da Qualidade de Vida", onde foram realizados examres voltada para orientações na área da saúde e onde os participantes tiveram à disposição exames de visão, pressão arterial, teste glicêmico, massagens e oficina de higiene bucal para crianças. Além disso acontecera diversas oficinas de artesanato, uma Gincana Cultural e apresentações musicais. O grupo douradense "New Street Power" fez uma apresentação.
 
Os homenageados – O professor José Pereira Lins nasceu na Paraíba, em 1921. É casado com Isabel Figueiredo Lins e pai de cinco filhos. Sua mãe, apesar de não ler nem escrever, não mediu esforços para que ele pudesse estudar. Frequentou a escola pela primeira vez aos 18 anos de idade, e quando sua mãe faleceu acabara de formar-se no curso de Letras, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba. O professor Lins é autor de vários livros, entre eles: "Do livre arbítrio e da soberania de Deus na salvação do homem" (1993); "Lobivar Matos, o poeta desconhecido" (1994); "Conceitos" (1995); "Hélio Serejo... Sublime Poema" (1996); "O sol dos ervais" (2002) e "Ao olhos de Deus" (2004). No dia 25 (quarta) acontece o lançamento de sua mais nova obra "As aves de arribação". O escritor é membro fundador da Academia Douradense de Letras.
 
O poeta Emmanuel Marinho nasceu em Dourados. Sua poesia, aliada à música e ao teatro, tem como temáticas tanto o amor como preocupação social, mostrando a realidade do estado. Livros publicados: "Ópera 3" (1980), "Cantos da Terra" (1982), "Jardim das Violetas" (1983), "Margem de Papel" (1994), "Satírico" (1995), "Caixa de Poemas" (1997) e "Caixa de Delícias" (2003). O CD do poeta, "Teré", já na segunda edição, reuniu músicos de destaque como Itamar Assunção, Paulo Lepetit, Alzinha Espíndola, Toninho Ferragguti e Pedro Luis e a Parede, entre outros. O poeta é criador e intérprete dos espetáculos "Margem de Papel", "O encantador de palavras", "Satilírico", "Solo para palavras e sanfona de brinquedo" e "Porã".
 
A "Oficina de Leitura" e a "Feira da Qualidade Vida" foram realizadas pelos Correios com o apoio da Fundação de Cultura e Esporte de Dourados, Senac, Sesi, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Centro de Tratamento Corpo e Saúde, Litter Arte e Comércio de Livros, UFGD e Lar das Crianças Santa Rita.

 

 

Fátima News / Assessoria


Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado