Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Oficina homenageia escritores em Dourados

23 Abr 2007 - 17h25
Aconteceu no último sábado, 21, em Dourados, a "I Oficina de Incentivo à Leitura e à Informação", promovida pela Sala de Leitura dos Correios de Dourados, que teve como tema "O Encontro de Gerações da Literatura e Poesia Douradense". O evento foi voltado para os funcionários dos Correios e seus dependentes. Esta foi a primeira oficina em Dourados e, à exemplo daquelas já realizadas em Campo Grande, o objetivo é estimular o hábito da leitura entre os empregados da ECT. Em Dourados, os fucionários dos Correios já contam com uma "Sala de Leitura", um local onde ficam disponíveis livros didáticos, técnicos e de literatura. Esta é a segunda sala aberta pelos Correios no estado, sendo a primeira na capital.
 
Dentro do clima do tema, foram homenageados na ocasião o poeta Emmanuel Marinho e o escritor José Pereira Lins, dois destaques na produção literária na região de Dourados. Para o diretor regional da ECT, João Rocha, "os dois expressam a tradição e o novo na literatura douradense, representam esse encontro salutar de gerações que engrandecem nossa literatura regional."
 
Durante a homenagem, o poeta Emmanuel Marinho aproveitou para declamar um poema inédito de sua autoria e disse ter ficado emocionado com a homenagem recebida. Já o escritor José Lins fez mençao sobre a importância da leitura na vida das pessoas, contando que começou a estudar apenas com dezoito anos de idade e desde então tomou gosto pela leitura. O professor aproveitou para elogiar o trabalho de Emannuel Marinho, que no seu entender é um artista completo e que tem muito orgulho dele ser douradense.
 
O editor da revista literária Arandu, Nicanor Coelho, também presente, destacou a importência da leitura e da literatura, enaltecendo a iniciativa dos Correios.
 
Feira da Qualidade de Vida - Junto com a Oficina de Leitura foi realizada a "Feira da Qualidade de Vida", onde foram realizados examres voltada para orientações na área da saúde e onde os participantes tiveram à disposição exames de visão, pressão arterial, teste glicêmico, massagens e oficina de higiene bucal para crianças. Além disso acontecera diversas oficinas de artesanato, uma Gincana Cultural e apresentações musicais. O grupo douradense "New Street Power" fez uma apresentação.
 
Os homenageados – O professor José Pereira Lins nasceu na Paraíba, em 1921. É casado com Isabel Figueiredo Lins e pai de cinco filhos. Sua mãe, apesar de não ler nem escrever, não mediu esforços para que ele pudesse estudar. Frequentou a escola pela primeira vez aos 18 anos de idade, e quando sua mãe faleceu acabara de formar-se no curso de Letras, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba. O professor Lins é autor de vários livros, entre eles: "Do livre arbítrio e da soberania de Deus na salvação do homem" (1993); "Lobivar Matos, o poeta desconhecido" (1994); "Conceitos" (1995); "Hélio Serejo... Sublime Poema" (1996); "O sol dos ervais" (2002) e "Ao olhos de Deus" (2004). No dia 25 (quarta) acontece o lançamento de sua mais nova obra "As aves de arribação". O escritor é membro fundador da Academia Douradense de Letras.
 
O poeta Emmanuel Marinho nasceu em Dourados. Sua poesia, aliada à música e ao teatro, tem como temáticas tanto o amor como preocupação social, mostrando a realidade do estado. Livros publicados: "Ópera 3" (1980), "Cantos da Terra" (1982), "Jardim das Violetas" (1983), "Margem de Papel" (1994), "Satírico" (1995), "Caixa de Poemas" (1997) e "Caixa de Delícias" (2003). O CD do poeta, "Teré", já na segunda edição, reuniu músicos de destaque como Itamar Assunção, Paulo Lepetit, Alzinha Espíndola, Toninho Ferragguti e Pedro Luis e a Parede, entre outros. O poeta é criador e intérprete dos espetáculos "Margem de Papel", "O encantador de palavras", "Satilírico", "Solo para palavras e sanfona de brinquedo" e "Porã".
 
A "Oficina de Leitura" e a "Feira da Qualidade Vida" foram realizadas pelos Correios com o apoio da Fundação de Cultura e Esporte de Dourados, Senac, Sesi, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Centro de Tratamento Corpo e Saúde, Litter Arte e Comércio de Livros, UFGD e Lar das Crianças Santa Rita.

 

 

Fátima News / Assessoria


Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082