Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 18 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Obesos sentem apetite apenas com estímulo visual

13 Mar 2007 - 05h50
Especialistas em radiologia disseram nesta segunda-feira, 12, em Viena, que as pessoas gordas sentem apetite pelo estímulo visual, já que o mero aspecto da comida ativa no cérebro um sistema de gratificação que provoca a emissão de hormônios de felicidade.

Os cientistas afirmam ter tornado visíveis através da ressonância magnética os processos pelos quais o apetite é regulado no cérebro.

Reunidos no Congresso de Radiologia Europeu, explicaram que a tomografia de ressonância magnética funcional permite observar o cérebro enquanto atua e revelar assim segredos que no futuro poderiam abrir caminho para novos tratamentos.

Os radiologistas analisaram as funções cerebrais de treze mulheres com sobrepeso e de outras treze de peso normal enquanto mostravam a elas fotos de pratos ricos em calorias.

Enquanto as de peso normal não mostravam atividade cerebral extraordinária alguma, a impressão óptica dos pratos saborosos estimulava várias regiões cerebrais nas obesas e incitavam seu apetite.

Determinadas conexões no cérebro levam a que a simples idéia de pensar na comida incite a produção dos hormônios dopamina e serotonina, o que se transforma em círculo vicioso porque sem comer e sem essa recompensa, as pessoas em questão se sentem mal.

Segundo explicou Stefan Sunaert, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), mecanismos parecidos foram encontrados nos viciados em jogo, o que significa que esta forma de ressonância magnética poderia ser usada como instrumento de controle e diagnóstico para tratamentos de outras dependências.

Segundo o especialista, um mapeamento posterior poderia mostrar se um tratamento psicológico surtiu efeito, mas o método também poderia ser usado para avaliar a eficiência de diversos tratamentos medicamentosos.

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína