Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Obesos sentem apetite apenas com estímulo visual

13 Mar 2007 - 05h50
Especialistas em radiologia disseram nesta segunda-feira, 12, em Viena, que as pessoas gordas sentem apetite pelo estímulo visual, já que o mero aspecto da comida ativa no cérebro um sistema de gratificação que provoca a emissão de hormônios de felicidade.

Os cientistas afirmam ter tornado visíveis através da ressonância magnética os processos pelos quais o apetite é regulado no cérebro.

Reunidos no Congresso de Radiologia Europeu, explicaram que a tomografia de ressonância magnética funcional permite observar o cérebro enquanto atua e revelar assim segredos que no futuro poderiam abrir caminho para novos tratamentos.

Os radiologistas analisaram as funções cerebrais de treze mulheres com sobrepeso e de outras treze de peso normal enquanto mostravam a elas fotos de pratos ricos em calorias.

Enquanto as de peso normal não mostravam atividade cerebral extraordinária alguma, a impressão óptica dos pratos saborosos estimulava várias regiões cerebrais nas obesas e incitavam seu apetite.

Determinadas conexões no cérebro levam a que a simples idéia de pensar na comida incite a produção dos hormônios dopamina e serotonina, o que se transforma em círculo vicioso porque sem comer e sem essa recompensa, as pessoas em questão se sentem mal.

Segundo explicou Stefan Sunaert, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), mecanismos parecidos foram encontrados nos viciados em jogo, o que significa que esta forma de ressonância magnética poderia ser usada como instrumento de controle e diagnóstico para tratamentos de outras dependências.

Segundo o especialista, um mapeamento posterior poderia mostrar se um tratamento psicológico surtiu efeito, mas o método também poderia ser usado para avaliar a eficiência de diversos tratamentos medicamentosos.

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

Famosidades
Daniela Mercury e Malu Verçosa postam foto de beijo na boca: 'Dia de ostentar nosso amor'
Novela Global
‘O outro lado do paraíso’: Patrick sofre ao deduzir que Clara e Gael passaram a noite juntos
Disputa por Drogas
Dois morrem e 9 ficam feridos em ataque de traficantes a jogo de futebol
Perigo da net
Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados
Milionário(a)
Mega-Sena, concurso 2.034: aposta de SP ganha sozinha
O Apocalipse
Alan (Eduardo Galvão) manda embora Susana (Monica Torres) de sua casa e ela termina o casamento com
Post Polêmico
Caio Blat cria polêmica na Web com post e é chamado de machista por Maria Casadeval
Famosidades
Tratando de um câncer, Mr. Catra perde 35 kg
Novela Global
Fabiana é presa no fim de 'O outro lado do paraíso'
O Apocalipse
Anticristo leva ‘Apocalipse’ à vice-liderança na audiência