Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

OAB/MS entra com mandado de segurança contra Governo de MS

11 Jun 2010 - 14h18Por MS Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul entrou nesta quinta-feira (10), na Justiça Estadual, com um mandado de segurança contra o Governo do Estado para que seja instalada a Corregedoria do Serviço Público. A medida está prevista na Lei Estadual 2157/2000, aprovada pela Assembléia Legislativa, e estabelece, entre outras coisas, que o órgão criado será dirigido por um advogado indicado pela OAB/MS. 
 
No entendimento da OAB/MS, a ação junto à Justiça Estadual se faz necessária em razão de se caracterizar “uma grave e ilegal omissão da autoridade”, considerando que a lei que institui a Corregedoria do Serviço Publico já estava, inclusive, sancionada pelo governador da época. “Para que esse órgão público previsto em lei seja de fato instalado, depende-se tão somente de um Regulamento expedido pelo Governo do Estado”, argumenta o presidente da OABMS, Leonardo Avelino Duarte.

O presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul lembra que a Corregedoria do Serviço Público já foi reconhecida por agentes públicos estaduais da atual gestão, como a Secretaria de Administração, conforme atestam alguns documentos que estão anexados ao mandado de segurança. “No entanto, lamentavelmente, nada se fez para que esse órgão seja efetivamente colocado em pleno funcionamento”, argumenta Leonardo Duarte.

Para a OAB/MS, a implantação da Corregedoria do Serviço Público consolida ainda mais o regime democrático, uma vez que o exercício do poder público estatal está exposto ao controle social dos cidadãos e à fiscalização da ordem jurídico-constitucional dos magistrados e tribunais, conforme ressalta o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de parecer do ministro, Celso de Mello.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação